Dispositivos USB não Aparecem no VirtualBox Instalado no Linux

Logo VirtualBox

É bastante comum instalarmos o Virtualbox e ao pesquisar a lista de dispositivos USB do host/hospedeiro não aparecer nada. Assim, ficamos incapazes de, por exemplo, usar um pen drive diretamente na máquina virtual.

Essa dica também serve para o Virtualbox instalado em outros Sistemas Operacionais, como Windows. Aqui, porém, irei mostrar o passo a passo no Linux.

Aqui estamos assumindo que a instalação do Virtualbox foi feito pelo repositório usando ferramentas como  apt ou yum. Se por acaso tenha instalado o virtualbox baixando pelo site, então acesse o site novamente, baixe o extension pack e instale-o. Clique aqui para visitar o site do virtualbox.

Vamos à solução.

 

Solução para a não Aparição de Dispositivos USB no VirtualBox

 

Você instalou o virtualbox usando “apt install virtualbox” ou outro comando semelhante como “yum install virtualbox”; Abriu o virtualbox, criou uma VM, foi em suas configurações USB, clicou em acrescentar um novo filtro… e percebeu que nenhum dispositivo aparece.

Instale o Virtualbox Extension Pack, é ele que faz essa função de dispositivos USBs do hospedeiro serem detectados pela VM.

sudo apt install virtualbox-ext-pack  -y

Antes testarmos, precisamos adicionar nosso usuário ao grupo vboxusers. Abaixo, substitua elder pelo nome do seu usuário.

sudo  usermod -aG vboxusers  elder

Confirme se foi realmente adicionado. Execute o comando groups.  Veja se vboxusers aparece para seu usuário.

elder@ti:~$ groups
elder adm cdrom sudo dip plugdev lpadmin sambashare vboxusers

 

Reinicie o computador. Pode ser com o mouse 🙂 para não perder o costume pode executar o comando reboot também.

reboot

 

Após reiniciado, abra o terminal novamente e digite “VBoxManage list usbhost“. Deverá ser listado os dispositivos USBs do seu computador. Se no resultado não aparecer nada então veja se instalou o extension pack com a mesma versão do seu virtualbox.

VBoxManage list usbhost

 

Leitor voraz e um dos administradores do GNU/Linux Brasil no Whatsapp, facebook, youtube e nesse dito site: www.gnulinuxbrasil.com.br

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *