Pode acontecer de não termos acesso a um sistema operacional, seja ele Ubuntu, Debian, CentOS etc… por não termos a senha de acesso. Isso é muito comum, ainda mais no primeiro dia em uma empresa onde o funcionário de Ti saiu sem passar os dados de acesso.
Vamos alterar o GRUB através de seu menu. Aquela tela que surge logo que apertamos o botão “power on” para ligarmos o computador. Veja exemplo abaixo print do CentOS:
Abaixo print usando o Ubuntu:
Bom, pode acontecer dessa tela não aparecer; para garantir que apareça fique teclando SHIFT logo assim que apertar a teclar “Power on”.
Prossiga da seguinte maneira para alterar a senha:
- Se tiver mais de uma versão de sistema, como no caso do CentOS, use as setas para escolher a versão usada ou a mais atual.
- selecionou usando as setas? Então agora digite “e” e tecle Enter. Seremos levamos para essa tela:
Realcei duas linhas importantes. Em amarelo a linha “linux…” que aponta para o kernel e em azul a linha “initrd” que aponta para um arquivo de memória temporária. Porém, a linha em amarelo é a que importa para nós.
- Ao final da linha realçada em amarelo, digite “rw init=/bin/bash”, conforme imagem abaixo:
- Tecle “control + x” ou F10 para iniciar o sistema usando o usuário root com poder total no bash(bash é um shell: interpretador de comandos).
- iniciado o bash, digite “passwd nome_usuario_a_ter_senha_alterada“. Exemplos:Para a senha usuário root
bash-4.4# passwd root
Para alterar senha do usuário elder
bash-4.4# passwd root
Pronto, agora basta reiniciar o Sistema e Logar com Sucesso!
Conclusão
Essa dica é importante. Mas é bom vermos esse outro artigo onde ensinamos a bloquear o acesso ao GRUB. Não sei se percebeu, mas qualquer pessoa com acesso físico ao seu computador pode executar a linha “rw init=/bin/bash” e ter acesso a tudo!
One Comment to “Como Alterar Senha Perdida de Qualquer Usuário no Linux”