Posso Colocar um HD em Qualquer Ângulo: Deitado, em Pé, Inclinado?

Essa é uma questão antiga.

No site superuser.com, um usuário identificado como yoosiba  fez essa pergunta em 03 de outubro de 2009. Parece muito tempo, mas como estamos falando de HD e não de SSD as coisas não mudaram muito.

A Pergunta

Yoosiba perguntou:

“Tenho visto em muitos gabinetes pequenos que o disco rígido é instalado na vertical. Em gabinetes médios e grandes os discos estão na horizontal . Qual o impacto que um disco colocado na vertical(em pé) pode causar? A sua vida útil é afetada? está mais suscetível a erros?”

As Respostas

Obs.: As respostas abaixo têm como respaldo referências e não são apenas meras opiniões de usuários, pelo contrário, são usuários experientes.

Listamos aqui algumas das repostas dos usuários:

  • Usuário hyperslug: De acordo com vários fabricantes, montar um disco 3.5 horizontalmente ou de lado não interfere na sua vida útil significativamente.
    Aqui estão algumas declarações tiradas dos sites de cada  fabricante:

    – Hitachi

    O Disco opera nas 6 direções…Obs.: o usuário postou alguns links para referência, mas faz tanto tempo essas publicações nesse site que dos 4 links apenas 1 está ativo ainda: hitachi

    Western Digital

    Montagem física do disco: Os discos WD(da western digital) irão funcionar normalmente, independente se estão de lado, de cabeça para baixo(qualquer orientação X, Y, Z)

    – Maxtor
    O Disco Rígido pode ser montado em qualquer posição

    – Samsung
    Desde que fique bem preso ao chassis do gabinete, o disco rígido pode ser colocado tanto na horizontal quanto na vertical de acordo de como o gabinete foi fabricado.

  • Usuário Chris Nava: A muito, muito tempo os fabricantes alertavam que era necessário formatar o disco para poder mudar de posição. Isso era devido às braços/cabeças de leitura que eram afetadas pela gravidade e ficavam desalinhadas em relação aos dados. Não tenho visto esses alertas das fabricantes há muito tempo.

Conclusão

Temos um post em nosso site falando sobre SSD;  mas, diferentemente de SSDs, os HDs ou discos rídigos(hard disc) têm partes mecânicas que se movem milhares de vezes por segundo(rpm). Não podemos mover ou tentar mudar de local esses discos rígidos com o computador em funcionamento, isso ficou claro com as respostas acima. Como os SSDs não possuem partes móveis, teoricamente, não teria problema movê-los enquanto se usa o computador, mas isso é bem diferente para os, agora quase antigos, HDs convencionais.

 

 

Leitor voraz e um dos administradores do GNU/Linux Brasil no Whatsapp, facebook, youtube e nesse dito site: www.gnulinuxbrasil.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *