Como Ativar o AutoLogin no Ubuntu ou Xubuntu

O Auto login nos permite ligar o computador e não precisar digitar usuário e senha. O Ubuntu ou Xubuntu inicia automaticamente um usuário que definirmos.

Isso não é seguro em um computador localizado em ambiente com circulação de diversas pessoas ou em Sistema com dados Sensíveis/importantes.

Porém, iniciar sem precisar digitar senhas é importante em algumas situações, como por exemplo, quando queremos que um programa tenha seu início automático. No meu caso em particular, vi a necessidade após instalar o kodi  para assistir filmes em um computador dedicado a isso.

Mãos à Obra

Qual Arquivo Editar para Ativar o AutoLogin?

A depender da versão que usa, o arquivo a ser editado por ser  um dos

  • /etc/lightdm/lightdm.conf
  • /etc/lightdm/lightdm.conf.d/10-xubuntu.conf
  • /usr/share/lightdm/lightdm.conf.d/60-xubuntu.conf
  • /usr/share/lightdm/lightdm.conf.d/50-xubuntu.conf

Alguns usuários em sites da internet chegam atá citar esse arquivo

  • /etc/lightdm/users.conf

 

Bom, apensar da confusão de arquivos acima, no meu caso, o arquivo que editei foi o

/usr/share/lightdm/lightdm.conf.d/60-xubuntu.conf em um dos computadores de teste que possuo e /usr/share/lightdm/lightdm.conf.d/50-xubuntu.conf em uma distro que tenho no virtualbox.

Independente do arquivo que encontrar em seu computador, basta acrescentar a linha

autologin-user=userName

Onde userName deve ser substituído pelo usuário que quer que seja usado no login automático. Isso mesmo, mesmo sistema se auto iniciando ele precisa de um usuário e é essa conta/usuário com que ele ‘logará’.

Em meu caso o arquivo ficou assim, com esse coneteúdo:

[Seat:*]
user-session=xubuntu
autologin-user=elder

 

 

Conclusão

Como venho dizendo, Linux é um sistema onde tudo nele são arquivos. Podemos usar a parte gráfica com mouse, mas em background todos os botões que clicamos ou campos que preenchemos com textos nada mais fazem que alterar arquivos por detrás dos panos. Então aqui, iremos editamos arquivos 🙂 mas com certeza haverá uma janela com essa opção de autologin no seu sistema.

Leitor voraz e um dos administradores do GNU/Linux Brasil no Whatsapp, facebook, youtube e nesse dito site: www.gnulinuxbrasil.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *