Metadados – O que é EXIF, IPTC e XMP?

Já escrevemos alguns posts sobre metadados.  Como em

Agora iremos falar sobre o que é EXIF, IPTC e XMP.

Sabemos que metadados são informações a respeito do arquivo, como data de criação, localização,  tipo, direitos autorais etc..

Sabemos também que Tag é um identificador. Por exemplo, a tag city pode ter o valor “São Paulo” e identifica a cidade onde foi criada a imagem/arquivo. A tag author serve para digitarmos o autor da imagem e a tag rights os direitos autorais.

EXIF, XMP e IPTC são tipos/padrões de metadados. Podemos escolher esses lugares/tipos para armazenar informações importantes sobre nosso arquivo.

EXIF

Exchangeable image file format ou Formato de arquivo de imagem intercambiável, mantém, principalmente, informações técnicas.

Os metadados exif podem ser encontrados em imagens do tipo PG, TIFF, PNG, JP2, PGF, MIFF, HDP, PSP e XCF. E até em vídeos AVI e MOV

Clique aqui para visualizar a lista completa de tags

Os metadados do tipo exif vêm incorporados nos arquivos. A maioria desses arquivos são imagens geradas por máquinas fotográficas, celulares e outros dispositivos de captura de imagem. Dentro de Exif são encontradas todas as informações técnicas, como descrição da lente usada, se o flash estava ativo, configuração de iso,  localização  por gps, velocidade de obturador.

 

IPTC

International Press Telecommunications Council ou Conselho Internacional de Telecomunicações da Imprensa.

IPTC está lentamente sendo substituído pelo XMP.

Os metadados IPTC pode ser encontrados dentro dos tipos de arquivos JPG, TIFF, PNG, MIFF, PS, PDF, PSD, XCF e DNG.

Contém informações sobre a autoria do arquivo, assunto, palavras-chaves. Essas informações são geralmente preenchidas manualmente.

Podemos também encontrar o tipo IPTC-IIM. Se trata de um IPTC antigo, mas tem a vantagem de ter suas tags reconhecidas por diversos programas.

Também há o IPTC Core & Extension. É um novo tipo IPTC construído em cima do IPTC.

IPTC Core & Extension possui campos novos sobre descrição, campos administrativos.

IPTC Core & Extension está dentro de XMP(veremos abaixo esse tipo)

XMP

É o mais novo padrão/tipo de metadados. Possibilita o uso de uma grande variedade de informações porque ele é baseado em XML.

Foi desenvolvido pela Adobe por volta de 2001. Em 2004 foi criado o  IPTC Core para XMP, assim as informações IPTC podem ser transferidas para o formato XMP.

Pode ser encontrado nos seguintes tipos de arquivos JPG, JP2, TIFF, GIF, EPS, PDF, PSD, IND, INX, PNG, DJVU, SVG, PGF, MIFF, XCF, CRW, DNG e uma variedade de imagens RAW, como também em MOV, AVI, ASF, WMV, FLV, SWF e vídeos MP4, WMA.

XMP foi designado para permitir troca tanto de metadados predefinidos e até  metadados customizados(criados por nós). Não está limitada somente a imagens/fotos.

Muitos arquivos suportam metadados XMP e isso significa que os metadados são incorporados ao arquivo, ou seja, salvos dentro do arquivo. Porém, há alguns arquivos que não suportam XMP, nesse caso podemos usar XMP, mas não incorporado e sim dentro de um arquivo externo. Mas esse arquivo terá que sempre estar junto com o outro.

 

Conclusão

Bom, há outros tipos de metadados, porém menos vistos, como: Dunblin Core, Plus. Para uma lista mais completa veja o site oficial do exiftool.  Até aqui, juntamente com os outros artigos publicados anteriormente, podemos ter uma boa noção sobre metadados e seus tipos. Existem muitas tags, milhares. Nesse exato momento, o site exiftool.org conta com 23378 tags. As tags mais usadas são

  • créditos
  • para direitos autorais
  •  Autoria de conteúdo
  • Título
  •  descrição
  • palavras-chaves
  • datas
  • lugares

Para uma lista completa, além dos links passados acima, podemos usar o comando “exiftool -list” que listará todas as tags ou “exiftool -listw” para listar todas as tags que podem ser alteradas.

Até o próximo post!

Link Facebook: https://www.facebook.com/gnulinuxbr

Link WhatsApp: https://chat.whatsapp.com/LYHbESy75Q0GiORiexXKF4

Link Telegram: https://t.me/gnulinux_brasil

YouTube: https://www.youtube.com/channel/UCwyFWDqE0v7SwpZenjmzxYQ

 

 

Leitor voraz e um dos administradores do GNU/Linux Brasil no Whatsapp, facebook, youtube e nesse dito site: www.gnulinuxbrasil.com.br

One thought on “Metadados – O que é EXIF, IPTC e XMP?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *