SSD: O que é e Quais Suas Vantagens?

O Título sugere um artigo sobre SSD mas para o entendermos precisamos saber um pouco sobre o seu irmão mais velho: HDD ou Hard Disk Drive(Disco Rígido)

 

HDD

HDD ou Disco Rígido
HDD ou Disco Rígido

 

Obs.: HDD é  a mesma coisa que disco rígido ou HD

Esse já quase antiquado hardware  é formado com discos(platters) cobertos com material magnético. Esses discos giram em alta velocidade. Acima de cada disco há uma braço mecânico com pontas/cabeças que  consultam(leitura) o conteúdo gravado no disco ou guardam(escrita) novos dados

Esses discos rígidos se diferem entre si de diversas formas:

  • Pela sua capacidade de armazenamento
  • Tipo de barramento(bus type) eles usam para se conectar à placa mãe do computador que pode ser sata, ide, scsi, sas
  • velocidade de rotação que é medido em rotação por minuto ou rpm. Quanto maior a rotação mais rápida é a leitura escrita. A maioria dos discos possuem 7200 rpm, outros são de 5400 rpm…

O terceiro item citado acima diz que a maioria dos HDs tem discos que giram a 7200 rpm. Pense agora comigo, estamos falando que um disco está dando 7200 voltas a cada minuto. São muitos giros!!!!!

 

Sabemos que a memória ram é mais rápida que HD. Removendo de um HD toda parte giratória e mecânica  e transformando-o em algo parecido com uma memória ram então teríamos o básico de um SSD.  Teríamos camadas de memória em estado sólido(solid state memory) que gravariam informações em estruturas de páginas e chaves

 

SSD

ssd
ssd

 

SSD(Solid State Disc), como o nome sugere, é um disco sólido, sem partes em movimento.

SSD é feito com memória Flash, também conhecida como NAND Storage.

Um novo tipo de SSD, desenvolvido pela Intel e a Micron, conhecido como 3D XPoint, oferece melhor performance de que SSDs que usam memória flash(ou NAND)

Um smartphone ou um dispositivo USB(pendrive, HD externo..) também são to tipo memória flash, porém um  SSD é fabricado com módulos com mais qualidades e possui melhor performance.

 

SSD é mais rápido que um disco rígido(HD), pois este tem partes giratórias(platters) com braços e na ponta desses braços cabeças que se movimentam pelos discos(platter) tentando fisicamente, na força bruta, localizar um específico setor nos discos.

ssd aberto
ssd aberto

 

Um SSD não possui partes mecânicas com movimentos constantes e são bem parecidos com uma Memória ram.

 

Confiabilidade e Vantagens de um SSD

  • O Principal: SSD é muito mais rápido de que um HD. Tudo será aberto com mais rapidez em seu pc. Mudará da água para o vinho.
  • Seu computador irá se iniciar muito rápido, coisa de 10 segundos, ou até menos.
  • SSD é mais confiável que um disco rígido, pois as partes em movimento  deste podem  bater uma contra a outra.
  • Em um SSD não  há nada se movendo, assim não há nada para se desgastar com o tempo.
  • SSD não possui barulho como os HDs. Um bom fator a favor dos seus ouvidos.
  • Em notebooks, a bateria terá sua autonomia maior, já que HDs consomem mais energia.

 

Preço de um SSD

  • SSD está ficando mais popular e assim seu custo está caindo. Ainda é mais caro de que um HD, mas muito mais barato de que no tempo do seu lançamento.
  • Já existe SSD com mais de 1 Tera Byte.
  • Se considerarmos hoje a vida longa de um SSD e sua confiabilidade o custo final não sai com tanta diferença comparado com o custo de um HD.

 

Tipos de Tecnologias  e Tipos de SSD

  1. Poderá encontrar SSD com conector SATA.  Atente-se que o cabo sata usado seja do tipo sata III, se conectar um cabo sata II não aproveitará da velocidade oferecida pelo SSD.
  2. Um outro tipo de SSD é o que se conecta no slot PCIe, também conhecido como NVMe(NON – VOLATILE Memory Express)

ssd nvme

 

Conclusão

SSD irá dá um upgrade em seu computador, ainda mais se ele for antigo. Sentirá a diferença e, com certeza absoluta, jamais irá querer voltar a usar um HD. Há não ser em casos onde a velocidade não fará diferença para você. Sim, se estiver querendo instalar um SSD no seu servidor para guardar arquivos vindos da rede não fará diferença, já que a “lenta’ velocidade de transmissão da rede não compensará a alta velocidade de um SSD.

 

 

Até!

 

Fontes: Samsung, gizmodo

 

Link Facebook: https://www.facebook.com/gnulinuxbr

Link WhatsApp: https://chat.whatsapp.com/LYHbESy75Q0GiORiexXKF4

Link Telegram: https://t.me/gnulinux_brasil

YouTube: https://www.youtube.com/channel/UCwyFWDqE0v7SwpZenjmzxYQ

 

Artigos Relacionados:

Leitor voraz e um dos administradores do GNU/Linux Brasil no Whatsapp, facebook, youtube e nesse dito site: www.gnulinuxbrasil.com.br

2 thoughts on “SSD: O que é e Quais Suas Vantagens?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *