16 Softwares de armazenamento em nuvem de código aberto para o Linux em 2020

 

 

A nuvem, com o nome indica algo muito grande e presente em uma grande área. Seguindo o nome, em um campo técnico, a Cloud é algo virtual e fornece serviços aos usuários finais na forma de armazenamento, hospedagem de aplicativos ou virtualização de qualquer espaço físico. Atualmente, a computação em nuvem é usada por organizações pequenas e grandes para armazenamento de dados ou para oferecer aos clientes suas vantagens.

Principalmente, três tipos de serviços são associados ao Cloud, que são: SaaS ( Software as a Service, que traduzido é: Software como Serviço ) para permitir que os usuários acessem outras nuvens publicamente disponíveis de grandes organizações para armazenar dados como Gmail , PaaS ( Platform as a Service, que traduzido é: Plataforma como Serviço ) para hospedagem de aplicativos ou software na nuvem pública, por exemplo: Google App Engine, que hospeda aplicativos de usuários, IaaS ( Infrastructure as a Service, que traduzido é: Infraestrutura como um Serviço ) para virtualizar qualquer máquina física e disponibilizá-la aos clientes para que eles se sintam em uma máquina real.

 

Armazenamento na Nuvem

 

Cloud Storage (ou Armazenamento na Nuvem), significa armazenamento de dados longe dos sistemas locais dos usuários e em toda a extensão de servidores dedicados destinados a isso. Desde 1983, a CompuServe ofereceu aos seus clientes 128k de espaço em disco que poderia ser usado para armazenar arquivos. Embora esse campo esteja em desenvolvimento ativo e ocorra devido a ameaças em potencial, incluindo perda de dados ou informações, invasão ou mascaramento de dados e outros ataques, muitas organizações apresentaram suas próprias soluções para armazenamento em nuvem e privacidade de dados, que estão fortalecendo e estabilizando seu futuro.

Neste artigo, apresentaremos algumas das ferramentas disponíveis para essa evitar essa preocupação com o armazenamento de seus dados, pois são ferramentas de código aberto e aceitas com sucesso por grandes massas e grandes organizações.

 

1.ownCloud

 

Um substituto do Dropbox para usuários do Linux, oferecendo muitas funcionalidades semelhantes às do DropBox , o ownCloud é um servidor de compartilhamento e sincronização de arquivos auto-hospedado.

Sua funcionalidade de código aberto fornece aos usuários acesso a uma quantidade ilimitada de espaço de armazenamento. O projeto começou em janeiro de 2010 com o objetivo de fornecer substituição de código aberto para provedores de serviços de armazenamento em nuvem proprietários. Está escrito em PHP e JavaScript, está disponível para desktops Windows, Linux, OS X e até fornece com excelência clientes móveis para Android e iOS.

O ownCloud emprega o servidor WebDav para acesso remoto e pode integrar-se a um grande número de bancos de dados, incluindo SQLite, MariaDB, MySQL, banco de dados Oracle, PostgreSQL.

Oferece um grande número de recursos, dentre os quais incluem: armazenamento e criptografia de arquivos , streaming de música, compartilhamento de conteúdo através de URLs, hospedagem de sincronização Mozilla e leitor de feeds RSS / Atom , instalação com um clique, instalação de aplicativos com um clique, visualizador de vídeo, PDF e muito mais.

A versão mais recente do ownCloud ie 10.0.10 adiciona outros novos recursos, incluindo design aprimorado, permite que o administrador notifique os usuários e defina limites de retenção nos arquivos da lixeira.

 

2. Nextcloud

 

Nextcloud é um conjunto de código-fonte aberto de aplicativos cliente-servidor para criar e usar serviços de hospedagem de arquivos. O software está disponível para todos, desde indivíduos a grandes empresas, para instalar e operar o aplicativo por seu dispositivo de servidor privado.

Com o Nextcloud, você pode compartilhar vários arquivos e pastas em seu sistema e sincronizá-los com o servidor nextcloud. A funcionalidade é semelhante ao Dropbox , mas oferece armazenamento local de arquivos, com forte segurança, conformidade e flexibilidade na solução de sincronização e compartilhamento para o servidor que você controla.

 

3. Seafile

 

O Seafile é outro sistema de software de hospedagem de arquivos que explora a propriedade de código aberto para oferecer aos usuários todas as vantagens que eles esperam de um bom sistema de software de armazenamento em nuvem. Está escrito em C, Python, com a última versão estável sendo 7.0.6 .

O Seafile fornece clientes de desktop para Windows, Linux e OS X e clientes móveis para Android, iOS e Windows Phone. Juntamente com uma edição da comunidade lançada sob a Licença Pública Geral (GPL), ela também possui uma edição profissional lançada sob uma licença comercial que fornece recursos extras não suportados na edição da comunidade, como registro do usuário e pesquisa de texto.

Desde que foi lançado em julho de 2012 , começou a ganhar atenção internacional. Suas principais características são a sincronização e o compartilhamento com o foco principal na segurança de dados.

Outros recursos do Seafile que tornaram comum em muitas universidades como a Universidade Mainz, a Universidade HU Berlim e a Universidade de Estrasburgo e também entre outras milhares de pessoas em todo o mundo, são edição de arquivos on-line, sincronização diferencial para minimizar a largura de banda necessária e criptografia do lado do cliente para proteger dados do cliente.

 

4. Pydio

 

Conhecido anteriormente pelo nome AjaXplorer , o Pydio é um freeware com o objetivo de fornecer hospedagem, compartilhamento e sincronização de arquivos. Como projeto, foi iniciado em 2009 por Charles du jeu e, desde 2010, está presente em todos os equipamentos NAS fornecidos pela LaCie.

O Pydio é escrito em PHP e JavaScript, está disponível para Windows, Mac OS e Linux, adicionalmente para iOS e Android também. Com quase 500.000 downloads no Sourceforge e aceitação por empresas como Red Hat e Oracle, o Pydio é um dos mais populares Cloud Storage Software do mercado.

Por si só, o Pydio é apenas um núcleo que roda em um servidor web e pode ser acessado através de qualquer navegador. Sua interface WebDAV integrada o torna ideal para gerenciamento de arquivos on-line e a criptografia SSL / TLS torna os canais de transmissão criptografados, protegendo os dados e garantindo sua privacidade.

Outros recursos que acompanham este software são: editor de texto com destaque de sintaxe, reprodução de áudio e vídeo, integração de bancos de dados Amazon, S3, FTP ou MySQL, editor de imagens, compartilhamento de arquivos ou pastas, mesmo através de URLs públicas.

 

5. Ceph

 

Ceph foi iniciado por Sage Well para sua tese de doutorado e, no outono de 2007, ele continuou neste projeto em tempo integral e expandiu a equipe de desenvolvimento. Em abril de 2014, a Red Hat trouxe seu desenvolvimento internamente. Até agora 14 versões do Ceph foram lançadas, a versão mais recente é 14.2.7 . Ceph é um cluster distribuído escrito em C ++ e Perl, altamente escalável e disponível gratuitamente.

Os dados podem ser preenchidos no Ceph como um dispositivo de bloco, um arquivo ou no formulário Object através do gateway RADOS, que pode oferecer suporte ao Amazon S3 e à API Openstack Swift. Além de ser seguro em termos de dados, escalável e confiável, outros recursos fornecidos pelo Ceph são:

  • sistema de arquivos de rede que visa alto desempenho e armazenamento grande de dados;
  • compatibilidade com clientes VM;
  • concessão de leituras / gravações parciais / completas;
  • mapeamentos no nível do objeto.

 

6. Syncany

 

O Syncany é um dos aplicativos de armazenamento em nuvem e compartilhamento de arquivos mais leves e de código aberto. Atualmente, ele está sendo desenvolvido ativamente por Philipp C. Heckel e, atualmente, está disponível como ferramenta de linha de comando e GUI para todas as plataformas suportadas.

Um dos recursos mais importantes do Syncany é que ele é uma ferramenta e exige que você traga seu próprio armazenamento, que pode ser armazenamento FTP ou SFTP, compartilhamentos WebDAV ou Samba, buckets do Amazon S3, etc.

Outros recursos que a tornam uma ferramenta incrível são: criptografia AES + Twofish / GCM de 128 bits para todos os dados que saem da máquina local, suporte a compartilhamento de arquivos com o qual você pode compartilhar seus arquivos com seus amigos, armazenamento externo conforme escolhido por usuário em vez de armazenamento baseado em provedor, backups baseados em intervalo ou sob demanda, versão binária de arquivo compatível, desduplicação local de arquivos. Pode ser mais vantajoso para empresas que desejam usar seu próprio espaço de armazenamento do que confiar em alguns provedores de armazenamento fornecidos pela internet.

 

7. Cosy

 

Não é apenas uma ferramenta ou software de compartilhamento ou sincronização de arquivos, o Cosy é um pacote completo de funções que podem ajudá-lo a criar seu App Engine completo.

Como o Syncany , o Cosy fornece flexibilidade ao usuário em termos de espaço de armazenamento. Você pode usar seu próprio armazenamento pessoal ou confiar nos servidores da equipe Cosy. Ele conta com um software de código aberto para seu funcionamento completo, que é: CouchDB para armazenamento de banco de dados e Whoosh para indexação. Está disponível para todas as plataformas, incluindo smartphones.

Os principais recursos que tornam obrigatório o software de armazenamento em nuvem são: capacidade de armazenar todos os contatos, arquivos, calendário etc. na nuvem e sincronizá-los entre laptop e smartphone, fornece a capacidade de criar seus próprios aplicativos e compartilhá-los com outros usuários apenas compartilhando o URL Git do repositório, hospedando sites estáticos ou consoles de videogame HTML5.

 

8. GlusterFS

 

O GlusterFS é um sistema de armazenamento de arquivos conectado à rede. Inicialmente, iniciado pela Gluster Inc., este projeto agora está sob a Red Hat Inc. Após a compra da Gluster Inc. em 2011. A Red Hat integrou o GlusterFS com seu Red Hat Storage Server alterando seu nome para Red Hat Gluster Storage.

Está disponível para plataformas como Linux, OS X, NetBSD e OpenSolaris, com algumas de suas peças licenciadas sob a GPLv3, enquanto outras são licenciadas sob a GPLv2. Tem sido usado como base para a pesquisa acadêmica.

O GlusterFS usa um modelo cliente-servidor com servidores sendo implantados como blocos de armazenamento. Um cliente pode conectar-se a um servidor com protocolo personalizado por TCP / IP, Infiniband ou SDP e armazenar arquivos no servidor GlusterFs. Várias funcionalidades empregadas por ele nos arquivos são espelhamento e replicação baseada em arquivo, remoção baseada em arquivo, balanceamento de carga, agendamento e armazenamento em cache de disco, entre outros.

Outra característica muito útil é que é flexível, ou seja, os dados aqui são armazenados em sistemas de arquivos nativos como xfs, ext4, etc.

 

9. Git-annex

 

O Git-annex é outro serviço de sincronização de arquivos desenvolvido por Joey Hess, que também visa solucionar problemas de compartilhamento e sincronização de arquivos, mas independente de qualquer serviço comercial ou servidor central. Está escrito em Haskell e disponível para Linux, Android, OS X e Windows.

O Git-annex gerencia o repositório git do usuário sem armazenar a sessão no git novamente. Mas, em vez disso, ele armazena apenas o link para o arquivo no repositório git e gerencia os arquivos associados ao link em um local separado. Ele garante a duplicação de um arquivo necessário, caso seja necessária a recuperação de informações perdidas.

Além disso, garante a disponibilidade dos dados do arquivo instantaneamente, quando necessário, o que impede a apresentação de arquivos em cada sistema. Isso reduz muita sobrecarga de memória. Notavelmente, o git-annex está disponível em várias distribuições Linux, incluindo Fedora, Ubuntu, Debian, etc.

 

10. Yandex.Disc

 

O Yandex.Disk é um serviço de armazenamento e sincronização em nuvem para todas as principais plataformas, incluindo Linux, Windows, OS X, Android, iOS e Windows Phone. Ele permite que os usuários sincronizem dados entre diferentes dispositivos e os compartilhem com outros online.

Vários recursos fornecidos pelo Yandex.Disk para seus usuários é o flash player embutido que permite que as pessoas visualizem músicas, compartilhem arquivos com outros compartilhando links de download, sincronização de arquivos entre diferentes dispositivos do mesmo usuário, armazenamento ilimitado, suporte WebDAV, permitindo gerenciamento fácil de arquivos por qualquer aplicativo que suporte o protocolo WebDAV.

 

11. XigmaNAS

 

O XigmaNAS é um sistema operacional NAS de armazenamento de código aberto poderoso e personalizável (que significa armazenamento conectado à rede ) baseado no FreeBSD, desenvolvido para compartilhar o armazenamento de dados do computador em uma rede de computadores. Ele pode ser instalado em praticamente qualquer plataforma de hardware e suporta o compartilhamento de dados no Linux e outros sistemas operacionais do tipo Unix, Windows e Mac OS.

Alguns de seus recursos incluem suporte ao ZFS v5000, software RAID (0,1,5), criptografia de disco, relatórios SMART / email e muito mais. Ele suporta vários protocolos de rede, incluindo CIFS / SMB (Samba), Controlador de Domínio Active Directory (Samba), FTP, NFS, RSYNC, entre outros.

 

12. Yunohost

 

O Yunohost é um sistema operacional de hospedagem gratuita, de código livre, leve, confiável e seguro, baseado no Debian GNU / Linux. Ele simplifica a administração do servidor, oferecendo uma interface web amigável para você administrar o servidor.

Ele permite o gerenciamento de contas de usuário (via LDAP) e nomes de domínio, oferece suporte à criação e restauração de backups, vem com uma pilha de e-mail completa (Postfix, Dovecot, Rspamd, DKIM) e um servidor de mensagens instantâneas. Além disso, suporta ferramentas de segurança como yunohost-firewall e fail2ban e gerenciamento de certificados SSL.

 

13. Sandstorm

 

Sandstorm é um conjunto de produtividade de código aberto baseado na Web, projetado para executar aplicativos da Web de código aberto com facilidade e segurança, seja em seu próprio servidor privado ou em servidores administrados pela comunidade. Ele suporta armazenamento de arquivos e compartilhamento com outras pessoas usando Davros, um aplicativo de bate-papo, caixa de correio, um aplicativo de gerenciamento de tarefas e projetos, recurso de edição de documentos e muitos outros.

Cada aplicativo que você instala no Sandstorm é contêiner em sua própria caixa de proteção segura, da qual não pode se comunicar com o mundo sem expressa permissão. E, o mais importante, o Sandstorm suporta um modelo de operação seguro que facilita a aderência aos requisitos de segurança, regulamentares e de privacidade de dados. Ele foi desenvolvido para indivíduos, empresas e desenvolvedores.

 

14. Syncthing

 

Syncthing é uma ferramenta de sincronização de arquivos contínua, privada e segura de código aberto, simples, porém poderosa e portátil, que sincroniza arquivos entre dois ou mais hosts em tempo real. Funciona no Linux, Mac OS X, Windows, FreeBSD, Solaris e OpenBSD.

Toda a comunicação via Syncthing é criptografada (protegida usando TLS) e todos os dispositivos são identificados por um certificado criptográfico forte para garantir a autenticação segura. Você pode configurar e monitorar as operações de sincronização por meio de uma interface de usuário poderosa e responsiva, acessível por um navegador da web.

 

15. Tonido

 

O Tonido é um serviço de armazenamento em nuvem privado e seguro que suporta acesso, sincronização e compartilhamento de arquivos para uso doméstico e comercial. Ele roda em Linux, Windows, Mac e todos os principais celulares e tablets, incluindo iPhone, iPad, Android e Windows Phone. Além disso, ele funciona no Raspberry Pi.

Ele permite acessar e compartilhar arquivos do seu computador em casa. Os usuários corporativos podem empregá-lo para organizar, pesquisar, compartilhar, sincronizar, fazer backup e governar documentos corporativos para seus funcionários, clientes e fornecedores. Além disso, ele suporta organização de mídia com ultra-rápido desempenho e alto acesso de qualquer lugar.

 

16. Cloud Storage Server

 

O Cloud Storage Server é uma API de armazenamento em nuvem de código aberto, seguro, extensível e auto-hospedado para criar sua própria solução de armazenamento em nuvem privada. É uma ferramenta independente, portanto, você não precisa instalar um servidor Web separado ou um mecanismo de banco de dados corporativo e foi projetado para ser relativamente fácil de integrar ao seu ambiente.

O software do servidor subjacente implementa um sistema de arquivos completo semelhante ao Amazon Cloud Drive e outros fornecedores. Ele suporta operações de armazenamento em nuvem baseadas em arquivos, como gerenciamento de hierarquia de pastas, upload / download de arquivos, cópia, movimentação, renomeação, lixeira e restauração, exclusão e muito mais. Ele também possui gerenciamento de cotas por usuário, limites diários de transferência de rede por usuário e muito mais.

 

Conclusão

 

Estes são alguns softwares conhecidos de armazenamento e sincronização em nuvem de código aberto que ganharam muita popularidade ao longo dos anos ou que acabaram de entrar e deixar sua marca nesse setor com um longo caminho a percorrer. Você pode compartilhar qualquer software que você ou sua organização possa estar usando e iremos listá-lo nesta lista.

 

Até a próxima!

Link Facebook: https://www.facebook.com/gnulinuxbr

Link WhatsApp: https://chat.whatsapp.com/LYHbESy75Q0GiORiexXKF4

Link Telegram: https://t.me/gnulinux_brasil

YouTube: https://www.youtube.com/channel/UCwyFWDqE0v7SwpZenjmzxYQ

 

Fonte: Tecmint

Idealizador do projeto GNU/Linux-Brasil. Colaboro juntamente com outros administradores nos grupos de mensagens (WhatsApp e Telegram) e nesta página que não para de crescer! Fanático pelo Linux desde 2007. Sempre conhecendo novas funcionalidades do sistema e compartilhando experiências com outros usuários através de artigos por aqui postados.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *