Como atualizar o Fedora para a versão 31 [Tutorial para iniciantes]

 

Resumo: Este tutorial mostra como atualizar a versão do Fedora para uma sua nova versão principal.

 

No dia 29/10/2019, foi lançada a versão 31 do Fedora. Com o lançamento, algumas novidades e correções foram implementadas, como:

  • Suporte pronto para uso H.264 e AAC na estação de trabalho Fedora 31. Até agora, a reprodução de arquivos de vídeo era problemática no Fedora, pois não conseguíam incluir os codecs necessários para os formatos populares de vídeo. Agora isso está mudando na Estação de Trabalho do Fedora 31.
  • O gstreamer1-plugins-bad-free 1.16.0-4.fc31 adiciona suporte ao AAC, que é o formato de áudio usado na maioria dos vídeos .mp4
  • O pacote gstreamer1-plugin-openh264 2.0.0 adiciona suporte H.264 aos perfis principais/prioritários, que é o formato de vídeo usado na maioria dos vídeos .mp4
  • Melhorias no Wayland, particularmente em todo o trabalho upstream do GNOME 3.34 para garantir que seja tão confiável quanto o X.Org;
  • Melhorias de desempenho, novamente compartilhadas principalmente com todo o trabalho upstream do GNOME 3.34;
  • O suporte inicial à configuração do modo atômico é aplicado nos principais componentes;
  • Melhor integração de aplicativos Qt na área de trabalho do GNOME com o módulo QtGNOME;
  • Melhorias contínuas de suporte de firmware em torno de LVFS + Fwupd;
  • Um modo GNOME Classic aprimorado;
  • O PipeWire como a implementação de fluxos de áudio / vídeo de última geração para finalmente obter sucesso como os do PulseAudio continua a ser trabalhado pela Red Hat. Houve algumas melhorias no Pipewire neste ciclo, mas não muitas, pelo menos muitas correções;
  • Continuação do amadurecimento do Fedora Silverblue.

 

Neste artigo, mostrarei como atualizar para o Fedora 31 Workstation a partir do Fedora 30 Workstation.

 

Existem duas maneiras de atualizar para uma versão mais recente do Fedora . A maneira utilizando o modo gráfico e via linha de comando. Vou mostrar as duas maneiras de atualizar o Fedora neste tutorial.

  • Utilizando a central de software
  • Utilizando o terminal

 

Utilizando a Central de Software para atualizar para o Fedora 31

O bom do Fedora é que o sistema não demora muito para notificá-lo sobre a disponibilidade de uma nova versão. Tudo o que você precisa fazer é abrir o Software Center e procurar por atualizações. Então, você verá a nova versão disponível.

Se você não encontrar nenhuma atualização disponível, tente pressionar o botão recarregar no canto superior esquerdo.

Lembre-se de que pode levar alguns dias até que a atualização para a versão mais recente do Fedora esteja disponível para todos. Se todos conseguirem atualizar no mesmo dia, isso estressaria os servidores, o que resultaria em downloads lento das atualizações. Os servidores podem até travar. É por isso que as atualizações são reduzidas gradualmente.

Se você vir a opção de atualização disponível, clique em Download e siga o procedimento.

Atualize o Fedora Linux para uma versão mais recente

O download levará algum tempo, dependendo da velocidade da sua internet. Após o download dos arquivos necessários, você será perguntado se deseja instalá-los ou não.

Atualize a versão do Fedora

Quando você optar por instalá-lo, será solicitado a reiniciar o sistema. Isso lhe recordará o Windows. A atualização da versão do Ubuntu, por exemplo, não impede você de usar a área de trabalho.

Atualizando para uma nova versão do Fedora

Depois de reiniciar e fazer login no seu Kernel existente (a tela do grub), você verá que seu sistema está atualizando para uma versão mais recente:

Procedimento de atualização do Fedora

Após a conclusão desse processo, seu sistema será inicializado na versão mais recente do Fedora. E poderá desfrutar da nova versão 31.

Utilizando o Terminal para atualizar para o Fedora 31

Outra maneira de atualizar o Fedora é usando a ferramenta de linha de comando DNF . O DNF possui um plug-in de atualização do sistema com o único objetivo de atualizar a distribuição.

Primeiro, verifique se os pacotes do sistema estão atualizados. Abra um terminal e execute o comando abaixo:

sudo dnf upgrade --refresh

Atualização ou sem atualização, é sempre uma boa ideia fazer um backup do seu sistema. Sugiro que você faça um backup dos seus arquivos importantes antes da atualização. É opcional, mas recomendado.

Em seguida, você precisa obter o plug-in de atualização. Use o comando abaixo para isso:

sudo dnf install dnf-plugin-system-upgrade

Agora que você já configurou tudo, pode iniciar a atualização agora. Você deve saber a versão para a qual está atualizando. Como estamos atualizando para a versão 31, utilize o número 31 no comando:

sudo dnf system-upgrade download --releasever=31

Você verá que ele começará a baixar as atualizações do Fedora 31.

Nota: Se você enfrentar problemas ao atualizar devido a dependências desfeitas ou pacotes obsoletos, adicione o sinalizador de permissão de sobras no comando acima. Esta flag remove pacotes que estão bloqueando a atualização do Fedora.

Quando o download terminar, você poderá reiniciar o sistema no procedimento de atualização. Use este comando para isso:

sudo dnf system-upgrade reboot

Você verá a tela de seleção do kernel na reinicialização. Depois disso, as atualizações do sistema começam. Pode levar algum tempo para concluir a atualização.

 

Você atualizou para o Fedora 31?
Espero que este tutorial tenha ajudado você a atualizar para o Fedora 31 a partir do Fedora 30. Se você tiver alguma dúvida ou sugestão, sinta-se à vontade para deixar um comentário abaixo.

Até a próxima!

 

Link Facebook: https://www.facebook.com/gnulinuxbr

Link WhatsApp: https://chat.whatsapp.com/H56efmndpH5KfGnIHzbjjx

Link Telegram: https://t.me/gnulinux_brasil

YouTube: https://www.youtube.com/channel/UCwyFWDqE0v7SwpZenjmzxYQ

 

 

Fontes:

It´s FOSS

Kalev Lember

Sempre Update

Idealizador do projeto GNU/Linux-Brasil. Colaboro juntamente com outros administradores nos grupos de mensagens (WhatsApp e Telegram) e nesta página que não para de crescer! Fanático pelo Linux desde 2007. Sempre conhecendo novas funcionalidades do sistema e compartilhando experiências com outros usuários através de artigos por aqui postados.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *