10 sistemas operacionais que você pode executar no Raspberry Pi em 2019

Sistemas operacionais de framboesa

Hoje, trazemos para você uma lista das melhores distribuições Linux que você pode executar perfeitamente no Raspberry Pi . Mas antes de nos aprofundarmos nessa lista, deixe-me informá-los sobre o NOOBS.

 

NOOBS

 

O Raspberry Pi suporta vários sistemas operacionais e, como tal, geralmente vem sem um. Na maioria das vezes, no entanto, ele vem com um cartão SD que inclui o NOOBS (New Out Of the Box Software) – um sistema operacional que inclui uma variedade de sistemas operacionais dos quais você pode escolher qual deles startar em sua configuração inicial do Raspberry Pi.

Enquanto você pode comprar um cartão SD com NOOBS pré-instalado, você pode configurá-lo seguindo as instruções no site do Raspberry Pi .

Esta lista inclui os sistemas operacionais típicos em NOOBS e mais.

 

1. Raspbian

 

O Raspbian é baseado no Debian, especialmente desenvolvido para o Raspberry Pi e é o sistema operacional perfeito para usuários de Raspberry.

Ele emprega o gerenciador de janelas de empilhamento do Openbox e o Pi Lightweight Xwindows Environment Lightweight, juntamente com vários softwares pré-instalados que incluem o Minecraft Pi , Java , Mathematica e Chromium.

O Raspbian é o sistema operacional oficial da Raspberry Fundation´s na qual dá o suporte, e é capaz de realizar qualquer tarefa que você desejar.

Raspbian is a Debian-based OS for Raspberry

 

2. OSMC

 

O OSMC (Open Source Media Center) é um Kodi OS independente, simples, de código aberto e fácil de usar, capaz de reproduzir virtualmente qualquer formato de mídia.

Ele possui uma interface de usuário moderna e minimalista e é totalmente personalizável graças às diversas imagens incorporadas que ele oferece. Escolha OSMC se você executar o Raspberry Pi para gerenciar conteúdo de mídia.

OSMC é um sistema operacional Linux centrado no Kodi

 

3. OpenELEC

 

O OpenELEC (Open Embedded Linux Entertainment Centre) é um pequeno JeOS (Just enough Operatiomal System) baseado em Linux desenvolvido do zero para transformar os PCs em um centro de mídia Kodi.

Em uma nota lateral,

O JeOS (pronuncia-se “juice“) é um paradigma para personalizar sistemas operacionais para atender às necessidades de um aplicativo específico, como para um aplicativo de software, Wikipedia

Você pode pensar no OpenELEC como um esqueleto do Kodi, pois ele tem menos opções de personalização e limita o acesso a certas áreas, por exemplo, SSH, e é mais complexo de personalizar.

No entanto, o OpenELEC é um poderoso media center que pode atender às suas necessidades se o OSMC não.

OpenELEC Mediacenter for Raspberry Pi

 

4. Risc OS

 

O RISC OS é um sistema operacional de código aberto exclusivamente projetado para processadores ARM pelos criadores do ARM original. Não está nem relacionado ao Linux nem ao Windows e está sendo mantido por uma comunidade dedicada de voluntários.

Se você quiser escolher o RISC OS , você deve saber que ele é muito diferente de qualquer distribuição Linux ou sistema operacional Windows que você tenha usado, por isso vai levar algum tempo para se acostumar. Um bom lugar para começar é aqui.

RISC OS for Raspberry Pi

 

5. Windows IoT Core

 

O Windows IoT Core é um sistema operacional Windows criado especialmente para o Raspberry Pi como uma plataforma de desenvolvimento para programadores e codificadores. Seu objetivo é que os programadores o usem para construir protótipos de dispositivos IoT usando o Raspberry Pi e o Windows 10.

Tem ênfase na segurança, conectividade, criação e integração na nuvem. Ao contrário de outros títulos nesta lista, você não pode usá-lo sem executar o Windows 10 em seu PC, pois você precisa do Visual Studio em uma instalação do Windows 10 para trabalhar com ele.

Confira a coleção de projetos da Microsoft para começar a usar o Windows IoT Core aqui.

Windows IoT Core for Raspberry Pi

 

6. Lakka

 

Lakka é uma distro gratuita, leve e de código aberto, com a qual você pode transformar até mesmo o menor PC em um console de jogo completo, sem a necessidade de um teclado ou mouse.

Ele possui uma interface de usuário bonita e várias opções de personalização que você pode ficar até sobrecarregado. Sua interface é parecida com a UX do PS4, trazendo este estilo para Raspberry Pi, então escolha esta opção se você é um gamer.

Lakka - The Open Source Game Console

 

7. RaspBSD

 

O RaspBSD é uma imagem livre e de código aberto do FreeBSD 11 que foi pré-configurada em 2 imagens para computadores Raspberry Pi.

Caso não saiba, o FreeBSD não é Linux, mas funciona basicamente da mesma forma, no qual é resultado da pesquisa e desenvolvimento da Berkeley Software Distribution e está entre os sistemas operacionais mais amplamente usados ​​atualmente, com seu código existente em consoles de jogos como por exemplo o PlayStation 4 , macOS , etc.

Running RaspBSD on Raspberry Pi

 

8. RetroPie

 

RetroPie é uma biblioteca de software baseada em Debian de código aberto com a qual você pode emular jogos retro em seu Raspberry Pi , PC ou ODroid C1 / C2 e atualmente é a opção mais popular para essa tarefa.

A RetroPie usou o frontend do EmulationStation e o SBC para oferecer aos usuários uma experiência de jogo retro agradável, então você não pode errar com isso.

Aprenda sobre outras formas de jogar jogos retro no Linux aqui.

RetroPie - Retro-gaming on the Raspberry Pi

 

9. Ubuntu Core

 

O Ubuntu Core é a versão do Ubuntu projetada para aplicativos da Internet das Coisas (IoT) . O Ubuntu é o sistema operacional baseado em Linux mais popular do mundo, com mais de 20 flavours e, por ter um fórum ativo e acolhedor, será fácil trabalhar com o Ubuntu Snappy Core em seu Raspberry Pi .

Ubuntu Core for Raspberry Pi

 

10. Linutop

 

O Linutop OS é um Web Kiosk player de sinalização digital seguro baseado em Raspbian. É voltado a profissionais com a necessidade de implantar propagandas ou avisos utilizando a Internet em locais públicos, com soluções de sinalização digital usando Raspberry.

Este sistema operacional é perfeito se você administra hotéis, restaurantes, lojas, prefeituras, escritórios, museus, etc. e é compatível com Raspberry Pi B, B + e 2.

Linutop for Raspberry Pi

Sinta-se à vontade para adicionar sugestões do sistema operacional à nossa lista, escreva nos comentários abaixo.

 

Siga-nos em nossas redes sociais e chat´s:

Link Facebook: https://www.facebook.com/gnulinuxbr

Link WhatsApp: https://chat.whatsapp.com/FXGpqafUWW2FgEa25NtT4l

Link Telegram: https://t.me/gnulinux_brasil

YouTube: https://www.youtube.com/channel/UCwyFWDqE0v7SwpZenjmzxYQ

 

Fonte: It´s FOSS

Idealizador do projeto GNU/Linux-Brasil. Colaboro juntamente com outros administradores nos grupos de mensagens (WhatsApp e Telegram) e nesta página que não para de crescer! Fanático pelo Linux desde 2007. Sempre conhecendo novas funcionalidades do sistema e compartilhando experiências com outros usuários através de artigos por aqui postados.

2 thoughts on “10 sistemas operacionais que você pode executar no Raspberry Pi em 2019

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *