No artigo anterior, começamos a decorar o nosso ambiente.
Iremos instalar o docky para organizar melhor nossos ícones e deixar nosso ambiente de trabalho mais agradável.
Instalando o Docky
- Clique com direito do mouse na área de trabalho e escolha “Emulador de Terminal”
- Com o terminal aberto, execute “sudo apt-get update -y” para atualizarmos a lista de pacotes de programas.
- Agora, depois de atualizado nossa lista, iremos instalar o docky. Há diversas opções de dockys; por exemplo, podemos escolher entre o cairo-docky, docky, o AWN(Avant Widnow Navigator), o docky, plank, dockybarX etc….
irei escolher o docky. - Digite “sudo apt-get install docky -y” para o instalarmos:
Inicializando o Docky
- Clique com direito do mouse na área de trabalho escolha “Acessórios–>Docky ”
- O Docky, por padrão, surge na parte inferior central:
Configurando o Docky para Inicializar Automaticamente Após Logon
Se reiniciar seu computador verá que o docky não iniciará automaticamente. Siga os passos a seguir para configurá-lo:
- Clique com o direito do mouse na área de trabalho e escolha “Confgurações–>Sessão e Inicialização”
- Na tela que aparece, Clique na Aba “Início automático de Aplicativos” e em “Adicionar”.
- Na caixa de diálogo digite docky no campo comando. Os outros dois campos poderá digitar o que você preferir 🙂
– Nome: Um nome qualquer relacionado ao programa que queira que inicie automaticamente.
– Descrição: Uma descrição qualquer.
– Comando que para execurar o docky.
Deixando a Aparência do Docky mais Bonitinha
- Clique no botão de configuração do docky
- Deixe as opções marcadas assim(ou de acordo com sua vontade 🙂 ):
Fixar Ícones no Docky
Para inserir um ícone de um programa qualquer no docky basta abri-lo, clica com o direito do mouse sobre ele no docky e escolher “Ficar no Docky”.
Exemplo com o Firefox:
- utilizando o botão direito do mouse na área de trabalho, Abra o Navegador Firefox
- Clique com o direito do mouse sobre o ícone do firefox que está no docky e escolha “fixar no docky”
Conclusão
O Docky, além de nos servir como uma barra de tarefas, deixa o ambiente de trabalho muito agradável.
Nosso docky ainda não está com a aparência abaixo porque falta instalarmos o compiz (gerenciador de composição), instalar um pacote de ícones e, logicamente, adicionarmos mais ícones. O que faremos no próximo post.
Siga-nos em nossas redes:
Link Facebook: https://www.facebook.com/gnulinuxbr
Link WhatsApp:
Link Telegram: https://t.me/gnulinux_brasil
G+: https://plus.google.com/communities/112884163231229355409
YouTube: https://www.youtube.com/channel/UCwyFWDqE0v7SwpZenjmzxYQ