Foi perguntado aos usuários da página no Facebook: Linux Inside, qual o melhor software open source que encontraram em 2018.
Houve uma lista imensa, na qual foi publicada posteriormente no site FOSSMint.
Você pode conferir a lista abaixo e também dar sua opinião.
1. LibreOffice
O LibreOffice é uma suíte de escritório gratuita e de código aberto escrita em C ++, Java e Python. Foi lançado pela primeira vez em janeiro de 2011 pela The Document Foundation e desde então tem sido o mais confiável pacote de escritório de código aberto.
Geralmente usado como uma alternativa ao Microsoft Office Suite , ele é atualizado regularmente e também é compatível com arquivos doc, .docx, .xls, .xlsx, .ppt, .pptx.
2. Nextcloud
Nextcloud é uma plataforma de compartilhamento de arquivos auto-hospedada de software livre com suporte para comunicação e colaboração com equipes.
Sua funcionalidade é semelhante à do Dropbox e do ownCloud , e você pode usá-lo para sincronizar seus arquivos, calendários e outros formatos de dados.
3. Adminer
Adminer é um sistema de gerenciamento de banco de dados minimalista (DBMS) em um único arquivo PHP e foca em segurança, UX, desempenho, conjunto de recursos e tamanho.
Ele vem com vários temas embutidos e apresenta todas as operações que você pode executar no phpMyAdmin com a promessa de oferecer uma interface mais limpa com alto desempenho e melhor suporte para recursos MySQL.
4. Slim Framework
O Slim Framework é um micro-framework PHP que permite aos usuários escrever aplicativos web e APIs poderosos de maneira mais simples.
Fundamentalmente, funciona como um dispatcher que recebe uma solicitação HTTP, invoca uma rotina de retorno de chamada apropriada e retorna uma resposta HTTP.
5. uniCenta
O uniCenta é um ponto de venda de nível comercial de código aberto dedicado a fornecer aos proprietários de empresas aplicações inovadoras de POS.
Seus recursos incluem módulos para controle do sistema, vendas, estoque, fornecedores, funcionários, clientes e relatórios.
6. Bitwarden
O Bitwarden é um gerenciador de senhas de código aberto e gratuito para manter os registros digitais longe da visão de usuários não autorizados.
Ele possui uma interface de usuário minimalista e limpa com vários aplicativos clientes, incluindo um para uma interface web, área de trabalho, aplicativos móveis, etc., e pode ser usado por indivíduos, equipes e organizações.
7. The Elastic stack
O The Elastic Stack é composto de vários aplicativos de código aberto projetados para permitir que os usuários coletem dados de qualquer origem, independentemente de seu formato e tipo.
Ele também permite que os usuários pesquisem, analisem e visualizem dados em tempo real e possam ser distribuídos como Software como Serviço (SaaS) ou instalados no local.
8. Steam
Steam , considerada a melhor plataforma de jogos online , é uma comunidade online onde você pode facilmente pesquisar, instalar e gerenciar coleções de jogos para diferentes plataformas de sistema operacional.
SteamOS + Linux no Steam é a melhor coisa que aconteceu com os jogadores na comunidade Linux.
9. Cockpit
O Cockpit é uma GUI fácil de usar, integrada, glanceable, extensível e baseada na Web para gerenciar servidores. Ele foi projetado para ter uma interface de usuário bonita e moderna com suporte para equipes, integração com o terminal, administração de vários servidores e ferramentas de solução de problemas incorporadas.
10. .NET Core
O NET Core refere-se à estrutura de desenvolvimento de software de propósito geral gratuita e de código aberto para Linux, macOS e sistemas operacionais Windows. Ele contém o .NET Native em execução e o CoreRT e pode ser usado no dispositivo, nuvem e incorporado em cenário de IoT.
11. IPFire
O IPFire é um firewall versátil e de código aberto baseado em Linux, fácil de usar e que oferece alto desempenho em qualquer cenário. O IPFire começou originalmente como um fork do IPCop, mas foi reescrito do zero na versão 2.
12. Flameshot
O Flameshot é um aplicativo de captura de tela simples, mas poderoso, para o Linux, que você pode usar para interagir com ele via GUI ou CLI e executar operações de marcação por captura de tela.
13. Brave Browser
O Brave Browser é um navegador gratuito e de código aberto baseado no Chromium que vem com mais recursos do que o Chrome normalmente oferece. Ele é personalizável, focado na segurança, fácil de usar e vem com um bloqueador de anúncios e um gerenciador de senhas embutidos, entre outros recursos.
14. Brl-cad
O BRL-CAD é um sistema de modelagem sólida de plataforma cruzada livre e de código aberto que inclui edição de geometria interativa, um conjunto de benchmark de análise de desempenho do sistema, bibliotecas de geometria para desenvolvedores de aplicativos e rastreamento de raio de alto desempenho para renderização e análise geométrica.
15. ssh-chat
O ssh-chat é um servidor SSH personalizado através do qual você pode manter conversas seguras com um número limitado de usuários através de uma conexão ssh. Ele é especialmente projetado para converter seu servidor SSH em um serviço de bate-papo após o qual você recebe um prompt de bate-papo em vez de um shell típico.
16. Photorec
PhotoRec é um software utilitário CLI para recuperação de dados capaz de recuperar arquivos com mais de 480 extensões. É compatível com várias memórias de câmeras digitais, discos rígidos e CD-ROMs.
17. GParted
O GParted é um utilitário GUI para gerenciar partições de disco e é capaz de redimensionar, mover e copiar partições sem perda de dados. É excelente na manipulação de sistemas de arquivos, incluindo xfs, ufs, ntfs, udf, fat16 / fat32, ext2 / ext3 / ext4, btrfs, etc.
18. Restic
O Restic é um utilitário baseado em CLI de código aberto para executar backups de forma fácil, segura, rápida e eficiente gratuitamente. Ele usa o Versioning semântico para sempre permitir a compatibilidade retroativa em uma versão principal.
19. Rclone
O Rclone é um utilitário baseado em linha de comando para sincronizar arquivos e diretórios para e de vários locais de armazenamento, incluindo Dropbox, FTP, Hubic, Dreamhost, Ovh, Nextcloud, Yandex Disk, etc.
Os recursos do Rclone incluem a verificação da igualdade de hash do arquivo, timestamps preservados nos arquivos, modo de sincronização unidirecional para diretórios, União back-end, etc.
20. Minio
Minio é uma pilha de armazenamento em nuvem privada que fornece armazenamento de objetos escalável e persistente para várias infraestruturas, incluindo Docker, Kubernetes, GCP, etc.
21. Cmus
O Cmus é um poderoso, mas leve, aplicativo de tocador de música baseado em CLI para reproduzir arquivos de áudio no terminal em Sistemas Operacionais Unix-like.
22. Etcher
O Etcher é um utilitário GUI para criar com facilidade e segurança, imagens do sistema operacional em cartões SD e unidades USB.
23. Cargo
O Cargo é um gerenciador de pacotes para a linguagem de programação Rust e é eficiente em fazer o download das dependências de Rust necessárias para o seu projeto, bem como compilar os pacotes em pacotes distribuíveis que serão carregados no crates.io.
24. Sayonara Player
O Sayonara Player é um reprodutor de áudio e gerenciador de bibliotecas C ++ para dispositivos Linux. Ele possui várias funcionalidades avançadas, incluindo a extensão de sua lista de recursos com extensões, visualização de diretórios, gravação de webstreams e podcasts, um editor de tags embutido, crossfade, equalizador, etc.
25. Helm
O Helm é um gerenciador de pacotes criado pela Cloud Native Computing Foundation para Kubernetes e fornece aos usuários a maneira mais fácil de descobrir, compartilhar e construir aplicativos Kubernetes.
O Kubernetes, também conhecido como k8s, é um sistema de código aberto para automatizar o gerenciamento, o dimensionamento e a implantação de aplicativos.
26. ClickHouse
ClickHouse é um sistema de gerenciamento de banco de dados orientado a colunas de código-fonte aberto para gerar relatórios de dados analíticos em tempo real usando SQL. É linearmente escalável, tolerante a falhas, simples de usar e eficiente em hardware.
27. Shotcut
O Shotcut é um editor de vídeo gratuito, multiplataforma e de código aberto com amplo suporte para formatos de vídeo e uma interface de usuário limpa. Possui reprodução de fluxo de rede, fluxo de IP, webcam e captura de áudio, suporte para resolução 4K, captura de SDI, etc.
28. Kdenlive
O Kdenlive é um software avançado de edição de vídeo de código aberto e gratuito, com suporte para edição de vídeo multi-trilha, edição de proxy, pré-visualização de cronograma, backup automático e escopos de áudio e vídeo.
O Kdenlive também possui vários recursos online para usuários, um titler para criação de títulos 2D, uma interface configurável, etc.
29. Rufus
Rufus é um utilitário leve para criar unidades flash USB inicializáveis e BIOS ou outro firmware do DOS. Ele também pode ser usado para formatar unidades e pode ser executado diretamente de um cartão de memória como um aplicativo portátil.
30. DSpace
O DSpace é um repositório digital dinâmico de código aberto personalizável cujo objetivo é facilitar o acesso, o uso e o gerenciamento de informações. Ele é usado em várias configurações acadêmicas, comerciais e sem fins lucrativos para a criação de repositórios digitais abertos.
31. Stellarium
O Stellarium é um software de planetário de código aberto e OpenGL que mostra uma simulação em 3D do céu noturno em tempo real. Também contém detalhes de todos os corpos e constelações planetárias com visualizações atraentes.
32. Krita
O Krita é um editor de gráficos raster de plataforma aberta para pintura digital e criação de animações. Está entre as ferramentas de pintura digital mais populares com recursos como suporte nativo para CMYK, uma interface de usuário livre de desordem, gerenciamento eficiente de recursos, uma paleta de cores pop-up, etc.
33. Tvheadend
O Tvheadend (TVH) é um gravador de Linux e servidor de streaming de TV com suporte para vários formatos de streaming, incluindo ISDB-T, IPTV, SAT> IP, ATSC, DVB-S2, DVB-S, DVB-C, etc.
34. OpenShot
O OpenShot é um editor de vídeo gratuito, multiplataforma e de código aberto criado para ser incrivelmente simples, poderoso e eficiente. Possui faixas ilimitadas, animações e quadros-chave, um editor de títulos, efeitos de câmera lenta e tempo, suporte para mais de 70 idiomas, etc.
35. GSConnect
O GSConnect é uma implementação do KDE Connect especialmente para o shell GNOME com integração com o Nautilus, Firefox e Chrome. Como o KDEConnect, o GSConnect permite que dispositivos se conectem e compartilhem notificações, mensagens SMS, arquivos, etc., por exemplo, conectando um dispositivo Android a um PC Ubuntu.
36. BorgBackup
O Borg Backup (abreviado, Borg ) é um programa de backup de desduplicação com suporte opcional para compactação e criptografia. Foi construído com o objetivo principal de fornecer uma maneira eficiente de fazer backup dos dados com segurança.
37. Virtual Studio Code
O Visual Studio Code é o editor de código gratuito, multiplataforma e de fonte aberta da Microsoft. Ele está na lista dos 5 principais editores de texto da GUI usados pelos desenvolvedores e isso não é uma surpresa, considerando seus recursos aparentemente intermináveis.
38. KeePass Password Safe
O KeePass Password Safe é um gerenciador de senhas gratuito e de código aberto que protege todas as suas senhas e arquivos em um único banco de dados criptografado. É leve, fácil de usar e multi-plataforma.
39. Discord
Discord é uma plataforma proprietária de distribuição digital freeware e aplicativo VoIP criado para gamers. É multi-plataforma e suporta chats individuais e em grupo com uma especialidade em comunicação via texto, imagem, áudio e vídeo entre os usuários.
40. Wine
Wine , que significa Wine Is Not a Emulator , é uma camada de compatibilidade que permite que seus usuários executem aplicativos Windows em qualquer sistema operacional compatível com POSIX.
O Wine integra de forma limpa os aplicativos do Windows com os desktops do Linux, convertendo as chamadas da API do Windows em chamadas POSIX em tempo real, o que elimina o desempenho e as repercussões da memória de outros métodos.
41. Synapse
O Apache Synapse é um Enterprise Service Bus (ESB) leve e de alto desempenho, desenvolvido com o mecanismo de mediação rápido e assíncrono que fornece suporte para Web Services, XML e REST. Tem tantos recursos que você é melhor de verificar sua página de recursos fora de si mesmo.

42. Pix
O Pix é um navegador, visualizador, organizador e editor avançado de imagens para formatos de imagem BMP, JPEG, GIF, PNG, TIFF, TGA, ICO, XPM e suporte opcional para imagens RAW e HDR.
Possui ferramentas avançadas para edição de imagens, adicionando comentários, escalando-os, encontrando duplicatas, ferramentas para visualização e navegação de imagens, como trabalhar com apresentações de slides, realizar transformações JPG sem perdas, etc.
43. Geany
Geany é um editor de texto GTK + multi-plataforma com os recursos básicos de um IDE. Ele é projetado para ter poucas dependências em bibliotecas externas, oferecendo aos seus usuários um desempenho rápido e amigável à memória.
44. openLCA
O openLCA é um software de Avaliação de Ciclo de Vida gratuito e rico em recursos criado pela GreenDelta em 2006. Com ele, você pode modelar e avaliar qualquer produto por toda a duração de seu ciclo de vida, da extração de recursos à produção, seu uso e descarte.
45. Gophish
O Gophish é uma estrutura de phishing multiplataforma gratuita e robusta que permite que indivíduos e organizações testem facilmente sua rede em busca de ataques de phishing.
Ele contém modelos personalizáveis, bem como a capacidade de importá-los / exportá-los, campanhas que você pode programar para lançar e enviar e-mails em segundo plano, um rastreador de resultados em tempo real e uma API REST completa.
46. Flutter
O Flutter é um SDK de desenvolvimento de aplicativos para dispositivos móveis criado e mantido pelo Google. Ele permite que os usuários criem aplicativos nativos elegantes no Android e no iOS a partir de uma única base de código.
O Flutter também é compatível com o código da Web, React Native e Xamarin, e apresenta animações, widgets e designs específicos do SO que aceleram o processo de desenvolvimento.
47. GIMP
O GIMP é um software de edição de imagens multiplataforma rico em recursos, mais comumente usado como alternativa ao Linux para o Adobe Photoshop.
Além do GIMP ser capaz de fazer quase tudo que o Photoshop pode, seus recursos são extensíveis via plugins graças à sua integração com várias linguagens de programação, e seus arquivos podem ser usados com outros softwares de edição de mídia como o Inkscape, SwatchBooker e Scribus.
48. Clementine
Clementine é um player de música e organizador de bibliotecas rico em recursos e está entre os players de música mais populares para o Linux. Suas características incluem ser multi-plataforma, um gerenciador de filas, controle remoto usando um controle remoto Wii, CLI ou MPRIS, dispositivo Android, visualizações do projectM, etc.
49. Mailcow
O Mailcow é um servidor de e-mail de código aberto que faz uso de outros serviços de código aberto menores para fornecer aos usuários uma experiência de envio agradável.
Ele possui uma interface do usuário que permite aos usuários concluir tarefas administrativas, usar aliases de spam temporários, trabalhar com KIM e ARC, redefinir caches de dispositivos SOGo ActiveSync e integrar-se a software semelhante a Fail2ban, entre outros.
50. DBeaver
O DBeaver é uma robusta ferramenta de banco de dados GUI multi-plataforma gratuita para desenvolvedores, analistas, administradores de banco de dados e programadores de SQL. Tem suporte para todos os bancos de dados populares, não excluindo MySQL, MariaDB, SQLite, Oracle, DB2, SQL Server, MS Access, Teradata, Sybase, Firebird e Derby.
Você encontrou algum aplicativo legal para Linux em 2018 que não esteja na lista? Deixe-nos saber na seção de comentários abaixo.
Siga-nos em nossas redes:
Link Facebook: https://www.facebook.com/gnulinuxbr
Link WhatsApp: https://chat.whatsapp.com/JbxmZmLvIIGCDLjd1VFMUO
Link Telegram: https://t.me/gnulinux_brasil
G+: https://plus.google.com/communities/112884163231229355409
YouTube: https://www.youtube.com/channel/UCwyFWDqE0v7SwpZenjmzxYQ
Fonte: FOSSMint
Muito boa essa lista!
Valeu Bruno!