SSH 001: O que é?

O que é SSH?

 

  •  SSH(Secure Shell ou Shell Seguro) é um protocolo de comunicação que teve o início da sua criação em 1995 por Tatu Ylönen e rapidamente começou a ser usado por muitas pessoas/empresas.
  • Protocolo não é um programa e sim um conjunto de regras que devem ser seguidas para que exista uma comunicação. “Lembre-se, ssh não é um programa mas sim um protocolo de comunicação”.  Seguindo essas normas/regras os programas conseguirão se comunicar.
    O termo protocolo não está relacionado apenas à informática. Se pesquisar sobre protocolo entre países, por exemplo,  na internet um dos resultados da busca será “protocolo de kyoto”

    Em informática temos diversos protocolos, como por exemplo ftp, telnet, rsh, tcp, udp, pop, imap, smtp etc….

  • Então, desenhando, ssh são especificações(protocolo) de como conduzir de forma segura comunicações entre computadores/servidores  pela rede.
    Desenhando mais um pouco para explicar, ssh é uma das formas mais seguras de comunicação entre dispositivos conectados à rede.
  • com SSH sua comunicação terá Autenticação, Encriptação e integridade
    Autenticação: para acessar um outro sistema via ssh o usuário deverá ser identificado.
    Encriptação: as informações enviadas entre os computadores conectados via ssh são criptografadas, isto é, embaralhadas, de forma que algum bisbilhoteiro que tente ler seus dados pela rede não conseguirá entender.
    Integridade: Uma informação enviada do computador “A” para o “B” terá a garantia de chegar ao seu destino inalterada.

 

O que SSH Não É

Vimos que ssh quer dizer secure sheel ou shell seguro;  porém, por mais que o nome sugira, ssh não é um shell. Shell, para quem não sabe, é um interpretador de comandos como por exemplo o bash, dash, sh etc….

 

Programas que Usam SSH

 

São dois os programas mais conhecidos que fazem uso do ssh:

  • Openssh: É uma ferramenta free, com licença de uso no estilo “BSD” e é desenvolvida  por uma equipe/time conhecida como “Projeto OpenBSD”.  É uma ferramenta criada oficialmente para o Sistema Operacional OpenBSD, mas seu uso não se limita apenas ao OpenBSD. Usaremos no Linux 🙂
  • Tectia: É pago(comercial). Então não iremos usar Tectia 🙂  , Porém, além de oferecer suporte, Tectia é bastante robusto.

Para acessar outros computadores via ssh na rede usaremos o openSSH.

 

Siga-nos em nossas redes:

Link Facebook: https://www.facebook.com/gnulinuxbr

Leitor voraz e um dos administradores do GNU/Linux Brasil no Whatsapp, facebook, youtube e nesse dito site: www.gnulinuxbrasil.com.br

2 thoughts on “SSH 001: O que é?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *