REGRAS DO GRUPO

 📝 REGRAS GERAIS de utilização dos grupos: GNU/LINUX – Brasil

 

A) Nossa regra mais elementar é: leia todas as regras e orientações. Não aceitamos questionamentos acerca das regras, e nem argumentos do tipo “Eu não tinha visto isso”. Se você não concorda com algum item, deixe o chat para quem concorda.

B) O foco deste chat é GNU/LINUX. Bem como atividades relacionadas a tecnologia e programação.

C) Não é permitido:

🚫 chamar os admins do grupo em conversa privada;

🚫 mensagens em caixa alta (texto escrito em letras maiúsculas);

🚫 palavrões, termos pejorativos, ofensas, trollagem, perseguição pessoal ou desrespeito a membros do grupo;

🚫 depreciar empresas de tecnologia, fabricantes ou profissionais da área;

🚫 flood (envio massivo de mensagens e/ou mídias no chat);

🚫 correntes, brincadeiras, pegadinhas, piadas ou jogos de qualquer natureza exceto a conteúdos relacionados a tecnologia;

🚫 fotos ou vídeos com montagens que possam causar confusão em leigos;

🚫 disseminação de hoax (boatos) sem a devida checagem dos fatos;

🚫 material contendo sexo, nudez, sugestão ou apelo erótico;

🚫 qualquer forma de discriminação ou preconceito social, racial, étnico ou sexual;

🚫 apologia a drogas, violência ou atos ilícitos, incluindo pirataria de softwares;

🚫 links para páginas com golpes (phishing) ou malwares (vírus);

🚫 publicidade de terceiros;

🚫 proselitismo religioso ou ideológico;

🚫 propaganda, discussão e/ou referências de cunho político.

⚠️O usuário pode cometer no máximo 2 (duas) infrações que desrespeitem as regras de utilização do grupo e será advertido sobre o item que desrespeitou, ao cometer a 3ª infração será BANIDO imediatamente⚠️

D) Tenha cuidado ao enviar mídias direto ao grupo: os usuários são responsáveis pelo conteúdo, inclusive se contiver os itens proibidos na Regra C. Dê sempre preferência para links, evitando trafegar arquivos de forma desnecessária no chat. Materiais inéditos são bem-vindos, mas não devem conter imagens de mortos, feridos, sangue ou indícios de mutilação.

E) Você tem dúvidas sobre Linux? Nós provavelmente temos as respostas. Porém antes de perguntar algo no grupo, utilize essas 5 ferramentas incríveis:

💡 Artigos do GNU/LINUX – Brasil no G+

💡 Artigos do GNU/LINUX – Brasil no Facebook

💡 Vídeos do GNU/LINUX – Brasil no YouTube

💡 Histórico do grupo

💡 Guia com mais de 500 comandos do Linux (explicados)

💡 Grande Oráculo

➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖

📢 FAQ / ORIENTAÇÕES

01. O GNU/LINUX – Brasil também tem grupo no WhatsApp, Telegram, G+ ou Facebook?

Sim. Temos o grupo oficial do GNU/LINUX – Brasil em apps de comunicação instantânea ou redes sociais. Qualquer grupo fazendo uso do nome GNU/LINUX – Brasil no WhatsApp, Telegram, G+ ou no Facebook (que não seja a logo abaixo):

Não é de propriedade de nenhum colaborador da equipe GNU/LINUX – Brasil.

02. Entrei no grupo do WhatsApp ou Telegram! Devo me apresentar aos demais membros?

Não. Pedimos inclusive que você evite os tradicionais “Bom dia”, “Boa tarde”, “Boa noite” — isso gera mensagens desnecessárias que não acrescentam nada e só poluem o histórico do chat. Se você tem uma dúvida ou quer fazer uma colocação: vá direto ao assunto. O chat já tem aproximadamente 170 membros(WhatsApp e 94 no Telegram) e pode chegar a 256(WhatsApp e 5000 no Telegram) — imagine todo mundo dando “Bom dia” e o tempo gasto com isso, enquanto se poderia estar debatendo coisas relevantes. Nós apreciamos e valorizamos a boa educação, mas em um chat com tantos usuários pular cumprimentos é uma questão prática.

03. Devo recepcionar os novos membros?

Não é necessário.

04. Posso escrever picado (fragmentado)?

Por favor: evite isso! Em espaços adultos e sérios é muito desagradável receber várias notificações à toa, com 2 ou mais mensagens que poderiam estar em 1 só. Procure colocar o seu raciocínio em uma mensagem ampla, com início, meio e fim. Se necessário separar linhas para melhor clareza e compreensão, recorra à velha e boa quebra-de-linha:

📱 Mobile: tecla ↩️

💻 Desktop: teclas CTRL + ENTER

05. Quais idiomas são aceitos no chat?

A língua principal deste chat é o português. Porém inglês é a língua universal e espanhol é relativamente fácil de compreender, logo ambas também são aceitas sob a forma de notícias ou perguntas (todavia a Moderação deverá responder prioritariamente em português, para clareza e compreensão dos demais usuários).

06. Preciso escrever em português perfeito?

Não. Mas isso também não significa que pode escrever em português ininteligível. Escrita infantil e absurdos gramaticais serão advertidos. Se for verificado que a escrita de um usuário dificulta a interpretação ou o andamento das conversas ele poderá ser banido. Todavia alertamos que somente os Administradores devem intervir nesses casos. Não cabe a nenhum membro do chat tripudiar ou desqualificar o outro pela forma que a pessoa escreve.

07. Posso editar ou apagar mensagens já enviadas no chat?

No caso do Telegram: Sim. Encorajamos que isso seja feito para evitar correção em nova mensagem:

📱 Mobile: toque curto sobre a mensagem + Editar (ou Apagar)

💻 Desktop: botão direito do mouse sobre a mensagem + Editar (ou Apagar)

No caso do WhatsApp: Apenas apagar a mensagem:

📱 Mobile: toque e segure sobre a mensagem + Ícone da lixeira + Apagar para Todos.

💻 Desktop: menu suspenso no canto direito (superior) da mensagem + Apagar Mensagem +  Apagar para Todos.

08. Como responder a uma mensagem específica no chat?

📱 Mobile: toque curto sobre a mensagem + Responder

💻 Desktop: botão esquerdo do mouse sobre a mensagem + Responder

09. Outro usuário fez uma pergunta no grupo — posso responder?

Só responda se você tiver CERTEZA da resposta. Caso contrário, deixe para quem domina o assunto. “Eu acho”, “Eu ouvi dizer”, “Dizem que”, etc, não são proposições válidas neste chat. Nós temos especialistas em Linux por aqui, deixe eles responderem se você não tem convicção absoluta do que está dizendo. Ajude a manter o grupo GNU/LINUX – Brasil uma zona livre de achismos e boatos.

10. Posso enviar mensagens privadas?

◾️ MENSAGEM PRIVADA AOS MEMBROS

✔️ Permitido, com ressalvas. Não temos como controlar conversas privadas entre usuários, PORÉM se um membro reportar aos admins que foi assediado, xingado ou importunado por alguém isso vai resultar em banimento do usuário.

◾️ MENSAGEM PRIVADA AOS ADMINS

✖️ Proibido. Exceções: a) quando o contato for solicitado em privado por um admin ou moderador; ou, b) quando um membro quiser relatar situação de assédio, xingamento, ameaça ou incômodo recebidos em privado e não quiser se expor no grupo (IMPORTANTE: nesse caso é necessário enviar screenshot da conversa onde ocorreu o problema).

11. Como reporto um problema técnico no WhatsApp/Telegram, no chat ou algo que requer atenção dos administradores?

Coloque @admin no início da mensagem e descreva o problema de forma objetiva. Todos os administradores serão notificados simultaneamente. O primeiro admin que ler vai acusar ciência e verificar a questão.

⚠️ IMPORTANTE: esse recurso não deve ser usado para perguntas sobre Linux ou para dúvidas de menor urgência.

12. Como denuncio um comentário ou comportamento inadequado no chat?

Responda ao comentário específico utilizando apenas @admin na resposta. Todos os administradores serão notificados simultaneamente. O primeiro admin que ler vai tomar as providências cabíveis.

13. Posso usar a ferramenta de busca no histórico do chat?

Sim, deve. Isso evita a duplicação de links já postados e permite que assuntos sejam desenvolvidos aproveitando-se o que já foi dito, em vez de recomeçar tudo do zero. A pesquisa é especialmente recomendada para quem traz ao grupo notícias sobre novas distros ou conteúdos de programação.

14. Que tipo de mídias são aceitas no grupo?

◾️ MÍDIAS PERMITIDAS

✔️ Links*

✔️ Imagens*

✔️ Emojis/Stickers*

✔️ Vídeos*

✔️ Localização*

✔️ GIFs*

✔️ Audio (Com conteúdos de dúvidas ou respostas a usuários)*

✔️ Outros arquivos (PDF, DOC, TXT, XLS, PPS, APK, EXE, ZIP, RAR, JAR, BAT, etc)*

◾️ MÍDIAS PROIBIDAS

✖️ Games

✖️ Contatos

⚠️ (*) Em qualquer situação são proibidas mídias contendo as ressalvas da Regra C. Emojis/Stickers devem ser usados com moderação e não devem conter bichinhos ou outros motivos de caráter infantil.

15. É melhor enviar mídia ou link?

Link, sempre. Se o vídeo ou foto já está hospedado na web (especialmente no YouTube), não faz o menor sentido ficar trafegando arquivos em vão no grupo. Além disso, na internet geralmente a mídia está acompanhada de informações relevantes a respeito do evento — como equipamento envolvido, data, local, circunstância, autor da imagem, etc. Isso evita perguntas básicas que todos vão fazer.

16. Há limite para envio de mídias e mensagens em sequência ao chat?

Evite exageros: mídias em demasia poluem a janela de conversação e atrapalham o fluxo das conversas. Controle quantidade, frequência e tamanho dos arquivos para não se tornar inconveniente e acabar levando BAN manual dos Administradores.

17. Saiu post ou vídeo na página GNU/LINUX – Brasil, posso reproduzir no grupo?

Não é necessário. A cada nova postagem, os administradores se incubem da tarefa de propagar as novidades nas mídias sociais ou chats. Você pode comentar e repercutir no chat um novo material, mas deixe que os próprios usuários acessem o conteúdo para conferir. Essa recomendação se refere especificamente a material inédito. Já posts e vídeos passados podem ser trazidos ao grupo sem problema algum — se a intenção for ilustrar, debater ou questionar alguma informação contida neles.

18. Como silencio o grupo?

Acesse o menu do grupo e escolha Silenciar notificações. As opções são: 1 hora, 8 horas, 2 dias ou desativado (permanente).

19. Como posso sugerir artigos ou vídeos para as mídias do GNU/LINUX – Brasil?

Inicie um comentário com a hashtag #pauta e descreva sua sugestão. Isso permite que posteriormente os Administradores localizem a mensagem e avalie a pertinência de artigo ou vídeo.

⚠️ Não envie sugestões sem verificar se o assunto pretendido já não foi abordado no ou nas páginas em redes sociais ou canal do GNU/LINUX – Brasil no YouTube.

20. Quero convidar amigos para o grupo, como procedo?

Basta compartilhar as URL´s respectivas:

💬 CHAT (WhatsApp): https://chat.whatsapp.com/GdWJd4gL4TdGMCjsyxFRCB

💬 CHAT (Telegram): http://t.me/gnulinuxbrasil

➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖➖

👥 ADMIN´s DOS GRUPOS

👤 Bruno Andrade

👤 Anderson Baquetti

👤 Jorge Carneiro

👤 Gabriel Lopes

👤 Bruno Salomão

👤 Danilo Nathan

👤 Elder Rodri