Alto consumo de memória no GNU/Linux? Será mesmo?

Ontem, batendo um papo com o pessoal do Whatsapp em nossa comunidade surgiu o assunto sobre alto consumo de memória, porém muita gente que usa esse maravilhoso S.O tem dificuldade em entender, ou realmente nunca nem ouviu falar sobre CACHE e acaba acreditando que o sistema está consumindo muita memória, vou explicar:

Veja a Imagem acima, temos um total de 3838 Mb de memória em nosso dispositivo e deste valor 2141 Mb está em uso nos deixando com 1696 Mb de memória livre.

Porém, reparem que na próxima linha temos -/+ Buffers/cache: 1227 Mb que mostra a quantidade de memória já descontando o cache, ou seja o uso real de memória.

a conta fica assim:

35 Buffers + 878 cache – 2141 memoria total em uso com o cache = 1227.

 

Por que usar cache?

O Cache é utilizado para abrir programas mais rapidamente, repare que a 1° vez que abrimos um programa ele demora bem mais do que a 2° vez.

Por ex: você acabou de ligar o seu computador e abre o Chrome ou Firefox, veja que ele demora um pouco para abrir mas se fecharmos e mais tarde reabri-lo vai ser bem mais rápido! E é aí que entra o cache, quando fechamos algum programa que é usado frequentemente nosso kernel entende que provavelmente vamos utilizá-lo novamente então ao invés de limpar a memória ele deixa aqueles arquivos ali em “espera”, caso precise de espaço, ele removerá os arquivos, caso não ele deixa ali para não precisar carregar tudo novamente na memória o que vai deixar tudo mais lento.

 

Qualquer dúvida entre em contato:

Siga-nos em nossas redes:

Link Facebook: https://www.facebook.com/gnulinuxbr

Link WahtsApp: https://chat.whatsapp.com/JbxmZmLvIIGCDLjd1VFMUO

Link Telegram: http://t.me/gnulinuxbrasil

G+: https://plus.google.com/communities/112884163231229355409

YouTube: https://www.youtube.com/channel/UCwyFWDqE0v7SwpZenjmzxYQ

Instrutor de Informática/Robótica/Programação, entusiasta da tecnologia e um dos colaboradores da comunidade GNU/Linux Brasil.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *