Endless OS

Nascido em maio de 2012, com pesquisas de campo na Favela da Rocinha e na Guatemala eu lhes apresento o Endless OS. Em abril de 2015 a empresa foi lançada para o público geral através de uma campanha crowdfunding da Kickstarter. E em menos de 30 dias levantaram o valor de U$ 176.538 dólares com a contribuição de 1.041 participantes.

Janeiro de 2016 foi o dia de lançamento do Endless Mini, um computador diferente em um formato esférico no tamanho de uma toranja (cruzamento do pomelo com a laranja) custando entre U$ 79 e U$ 99 dólares.

Após esse pequeno entretenimento vamos ao que interessa. Endless OS é um sistema operacional baseado no Debian. Muito completo com diversos aplicativos educacionais, ou seja, o foco dela seria para as pessoas que querem usar o mínimo possível a internet para seus estudos.

Endless OS possui toda a sua organização estrutural clara e auto explicativa, ideal para trabalhos de educação em informática e de inclusão digital.

Possui mais de 80 mil artigos, programas de edição de imagens, vídeos, pacote office , vídeos, músicas, enciclopédias entre outros.

A instalação se da mediante a uma imagem .ISO (Disponível o download no final do artigo). Possui 2 versões a Básica com 2gb de instalação e a completa com 10gb. Recomendado a versão completa por possuir mais de 100 aplicativos e conteúdos previamente instalados (Recomendado para pcs com internet lenta ou até mesmo sem conexão). Caso ainda assim necessite de um programa que não venha instalado de fábrica, utilize a central de programas abaixo, segue algumas screenshots:

 

Endless OS possui algumas limitações por ser uma distribuição com um ambiente gráfico amigável e com efeitos( EOS shell baseado no Gnome) , é necessário ter um computador com arquitetura de 64 bits para poder rodar o sistema operacional, espaço em disco necessário em torno de 33 gigas no mínimo e 2gb de memória ram.

Vamos aos Prós e contras:

 

Prós: Sistema operacional totalmente gratuito, download liberado no website oficial, recheado de ferramentas e aplicativos já instalados, foco em estudantes em geral e com a instalação completa precisará de pouco uso da internet para usufruir de tudo que o sistema tem a te proporcionar, utilização simples como a de um smartphone, dentre outras diversas facilidades.

Contra: Pelos meus testes no sistema operacional achei apenas um contra, comparado ao Edubuntu (Outra distro educacional acompanhe o review no final do artigo ) ,ele precisa de um hardware mais parrudo vamos assim dizer, não rodando em computadores de 2008 para baixo (Arquitetura 32 bits). Não que isso seja um contra pois estamos em 2018, mas as vezes se torna dependendo do hardware disponível no momento.

 

PS: Percebi outra configuração de fábrica do Endless OS, ele bloqueia a instalação de aplicativos de terceiro, ou seja, aplicativos que não estão na central de programas do Endless é dificultado a instalação. Em meu ponto de vista isso se torna uma ferramenta excelente de segurança na qual para um sistema completo dificilmente você se preocupará com virus, trojans entre males que vem com instalação de programas de terceiros. Agora se você precisa realmente de um programa o qual não se encontra na central de programas isso pode ser um problema e um contra, mas isso varia de usuário para usuário. E você ? o que achou desse bloqueio ? Diga nos comentários a sua opinião.

Conclusão: Tive o prazer de testar esse excelente sistema operacional de simples uso, recheado de ferramentas, redirecionado para estudantes em geral e ainda por cima totalmente gratuito! Recomendo á vocês que testem, tirem suas próprias conclusões e comentem aqui em baixo nos comentários.

 

Download do Endless OS: https://endlessos.com/download/

Artigo sobre o Edubuntu: http://gnulinuxbrasil.com.br/2018/02/27/edubuntu/

 

Referências : https://g1.globo.com/tecnologia/campus-party/2017/noticia/nascido-na-rocinha-sistema-operacional-brasileiro-para-pc-e-distribuido-em-pen-drive-na-campus-party.ghtml

https://endlessos.com/pt-br/

https://www.tecmundo.com.br/sistema-operacional/107002-endless-novo-sistema-operacional-gratuito-voce-precisa-conhecer.htm

 

Siga-nos em nossas redes:

Link Facebook: https://www.facebook.com/gnulinuxbr

 

 

Graduado em Redes de Computadores e ICS Linux LPI Network Engineer.

One thought on “Endless OS

  1. Sistema Operacional muito bom. Utilizo-o desde agosto do ano passado, quando o descobri numa página de divulgação em meu Facebook. Hoje sou um dos contribuintes para o melhoramento do OS através de pesquisas de bugs e envios constantes de relatos desses casos à Endless. Vale a pena utilizar. Muito bom também, não só para estudantes, mas educadores em geral. Conteúdos de fácil acesso e bem intuitivos proporcionam uma excelente experiência ao usuário. Também me dedico à ministrar palestras nas escolas públicas da rede municipal e estadual de MG.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *