rEFInd Boot Manager

Ainda pouco conhecido dentre os usuários, hoje vamos falar sobre o rEFInd.

 

Cansado daquele visual monótono do GRUB? Eis que pensando nisso Christoph Pfisterer o desenvolvedor inicial do projeto com continuidade de Roderick W. Smith , lançaram na comunidade open source o rEFInd.

O rEFInd é um gerenciador de inicialização, o que significa que apresenta um menu de opções para o usuário quando o computador inicializa, como mostrado na figura acima.

Ele não é um carregador de inicialização, que é um programa que carrega um kernel do sistema operacional e desliga o controle para ele. (Desde a versão 3.3.0, o kernel do Linux incluiu um carregador de inicialização integrado, porém esta opção é bastante simples nos dias de hoje, pelo menos para o Linux.) Muitos gerenciadores de inicialização populares, como o Grand Unified Bootloader (GRUB) ,também são carregadores de inicialização, que podem deixar de agradar a muitos usuários.

Todos os sistemas operacionais compatíveis com EFI incluem carregadores de inicialização, portanto, essa limitação não é um problema. Se você estiver usando o Linux, você deve estar ciente de que vários carregadores de inicialização EFI estão disponíveis, portanto, escolher um entre eles pode ser um belo desafio. Na verdade, o kernel do Linux pode funcionar como um carregador de inicialização EFI para si, o que dá ao rEFInd características semelhantes a um carregador de inicialização para Linux.

Ele é capaz de inicializar computadores EFI e UEFI. Você provavelmente se beneficiará disso em computadores que iniciam vários sistemas operacionais, como dois ou mais sistemas Linux, Mac OS X e Windows.

Você não encontrará o rEFInd disponível em computadores com BIOS mais antigas ou em sistemas com outros tipos de firmware, como Mac´s baseados em PowerPC mais antigos.

Instalação

É recomendável um nível de cautela e experiência com o Linux para a execução da instalação.

Se você possuir um único sistema operacional instalado, não há necessidade de instalação.

Prosseguindo…

Depois de copiar o diretório do refind para o /boot/efi/EFI, os passos finais usando o efibootmgr não funcionam. Ao menos no LENOVO ThinkPad este programa não causa alteração no modo de boot. Porém no LENOVO Ideapad  é possível registrar as imagens de boot nos menus de setup do firmware. Ou seja, vai depender do fabricante/modelo de sua máquina o que pode ocorrer durante a instalação. No setup (Apertando F2; ESC; DEL; etc… ao ligar o computador), entra-se no menu.

  • Security
    • Select an UEFI file as trusted for executing.

Seleciona-se aqui o boot loader do sistema operacional: EFI/ubuntu/grub64.efi para ubuntu; EFI/Slackware/elilo.efi para o Slackware; EFI/refind/refind_x64.efi para o menu rEFInd. Depois de selecionado o arquivo, aparece a seguinte caixa de confirmação:

Add an new file
Do you wish to add this file to allowable database?Boot description [               ]

[Yes]            [No]

No campo Boot description [            ] escreva uma palavra que serve como nome desta imagem no menu de boot. Repita o procedimento para acrescentar cada imagem que será a opção de boot.

No menu Boot tem a opção “Boot order” em que se pode selecionar a ordem de prioridade das imagens selecionadas. O sistema normalmente iniciará carregando a primeira imagem do topo da lista. As imagens recentemente acrescentadas na lista de imagens confiáveis, inicialmente não aparecem nas opções do “Boot order”. É necessário reiniciar o sistema, entrando no setup para que elas apareçam. Recomendo que o rEFInd seja colocado em primeiro lugar na lista “Boot order” para que o sistema inicie com o menu que permite selecionar os outros sistemas operacionais.

Para o guia de instalação completo publicado pelo desenvolvedor, acesse: http://www.rodsbooks.com/refind/installing.html#linux

Customização

O rEFInd (como qualquer software livre), oferece a opção de personalização do menu de “Boot loader” como as imagens abaixo:

Acesse o site http://www.rodsbooks.com/refind/themes.html para baixar e instalar temas pré-definidos, bem como aprender a customizar do seu modo o menu Boot loader.

Espero que tenham gostado da dica, até a próxima.

Idealizador do projeto GNU/Linux-Brasil. Colaboro juntamente com outros administradores nos grupos de mensagens (WhatsApp e Telegram) e nesta página que não para de crescer! Fanático pelo Linux desde 2007. Sempre conhecendo novas funcionalidades do sistema e compartilhando experiências com outros usuários através de artigos por aqui postados.

2 thoughts on “rEFInd Boot Manager

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *