Tyne Core: Uma Distro com Apenas 16 MB

Seu Sistema operacional, seja Windows ou Linux, não inicia? Então coloque o Tyne Core em um pen drive, CD, DVD e seja feliz, fazendo backup, coletando logs para descobrir a possível causa do problema.

"Topside" flwm desktop with terminal window

Tyne Core é uma distro não alimentada, isto é, é uma distro nua, pelada 🙂

Vale ressaltar que essa distro não é dedicada e não possui ferramentas para solução de problemas. Quando cito acima que é ideal para sistemas Operacionais que não inicializam faço referência à facilidade que teremos em iniciar o sistema tyne core e por ele acessar os últimos arquivos de log no disco que contem o Sistema Operacional que não inicializa. Por exemplo, se seu ubuntu trava ao iniciar, realize o boot com o tyne core e acesse os arquivos /var/log/dmesg e /var/log/boot.log que estão dentro do disco que amarzena o ubuntu.

Página Oficial da Distro: http://distro.ibiblio.org/tinycorelinux/welcome.html

Os desenvolvedores decidiram por deixar as escolhas sobre o que instalar à gosto do usuário. Logicamente que se trata de uma distro no mínimo para curiosos e fuçadores; mas na maioria dos casos é destinada à usuários mais experientes, já que por conta da interface pobre forçará o uso bruto de comandos.

particularmente, por ser uma distro com apenas 16 MB e por isso possuindo um início(boot) super rápido, essa distribuição se torna ideal para ser executada via pen drive ou cd sem precisar instalá-la.  Possibilitando a manutenção de SOs danificadas que não iniciam.

ISOs

Como o nome Tyne Core sugere ela é focada no núcleo(core) do linux. E possui 3 versões cores disponíveis para download:

core: Tem apenas 11 MB e não possui interface gráfica(GUI), sendo recomendada para experientes e usuários avançados.

TyneCore: Possui 16MB e interface Gráfica; é recomendada para usuários novatos com computadores sem “rede sem fio“(wifi, bluetooth).

CorePlus: Possui 106 MB, 7 Gerenciadores de Janelas(Windows Manager), suporte a rede sem fio e é na verdade um instalador, ou seja, é usado para instalar o Tyne Core na máquina.

Para acessar a página de download clique aqui: http://distro.ibiblio.org/tinycorelinux/downloads.html

 

Uma coisa que acho  interessante e até hilário, é que ao acessar a página de introdução no site da distro, eles começam a apresentação falando sobre o que é tyne core e mais à frente, conforme trecho abaixo(em inglês), eles dizem que se não sabemos o que é uma distro deveríamos ler…. e aí eles postaram alguns links, mas acontece que esses links levam para o site do google 🙂  e não para uma página específica. Em outras palavras eles falam: O google está aí, repleto de informações, não foquem em apenas um canal.

“What is Tiny Core?

First, if you don’t know what Linux and distributions are, you should read some interesting and conflicting definitions of Linux. Then, read about distributions. In short, the Tiny Core distribution is like a customized version of the Linux kernel and other tools.”

Eles também disponibilizam um livro gratuitamente. Muito legal não? E ainda pedem para distribuirmos. O livro é intitulado: “Dentro do Núcleo, um Olhar para o Linux Tyne Core”, o título original é: “Into the Core – A Look at Tyne Core Linux”. A tradução do título foi uma inspiração pessoal 😉

Link para Download: http://distro.ibiblio.org/tinycorelinux/book.html

Bom, acho que por hoje é só. Espero que tenham gostado e testado a distro. Leve-a sempre no bolso para emergências e ajuda à pessoas que carecem da sua sabedoria 😉

Siga-nos em nossas redes:

Link Facebook: https://www.facebook.com/gnulinuxbr

Leitor voraz e um dos administradores do GNU/Linux Brasil no Whatsapp, facebook, youtube e nesse dito site: www.gnulinuxbrasil.com.br

One thought on “Tyne Core: Uma Distro com Apenas 16 MB

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *