O que é uma Distro? O que é GNU/LINUX?

Para quem está iniciando no mundo GNU/Linux acaba por encontrar muitas dúvidas pelo caminho, para ajudar um pouco hoje iremos falar sobre kernel Linux, projeto GNU e Distros.

O que é GNU/LINUX?

O sistema que você chama de Linux na verdade é um conjunto de sistemas ou programas, boa parte desses programas pertencentes à organização GNU(cujo fundador e dono é o Richard Stallman).

Linux na verdade é apenas o Kernel ou o programa núcleo principal que tem como função se comunicar com os dispositivos físicos(HD, memória RAM, processador etc.)

Se você possuísse apenas o Linux instalado em Sua máquina(computador) não seria capaz de fazer praticamente nada do que está acostumado a fazer. O Linux, como dito anteriormente, faz comunicação com algumas partes físicas do sistema e não possui interface gráfica, editor de texto, função copiar e recortar arquivos…
Ao juntarmos todos esses recursos mencionados acima criamos um ambiente mais agradável ao ser humano, principalmente a você que está iniciando nesse universo.

Com o –help podemos obter não somente ajuda sobre algumas ferramentas mas também conseguimos ver informações sobre o desenvolvedor.

Execute um “ls –help”  e veja na parte de inferior:

[root@centos etc]# ls --help
.........
..............
GNU coreutils online help: <http://www.gnu.org/software/coreutils/>
For complete documentation, run: info coreutils 'ls invocation

Destaquei em vermelho a referência ao projeto GNU, que nesse caso é o criador da ferramente ls.

Clicando aqui você acessará uma lista de programas do site do projeto GNU

Se executar o “–help” para os comandos date, tar e muitos outros veria a mesma referência. Para se ter uma ideia, o gerenciador de arquivos Nautilus, a interface gráfica(GUI) Gnome, o manipulador de partições de discos Parted, gerenciador de multi-janelas Screen, editores como emacs, nano e muiiiiitos e muiiiitos outros fazem farte do projeto GNU.

O Richard Stallman, fundador do Projeto GNU, acrescentou ao kernel Linux todos esses programas e por isso o chamou de GNU/LINUX, ou seja, o kernel Linux com os programas acrescentados.
O Kernel do Linux foi criado por Linus Torvalds, que, por sua vez, não concorda muito bem com o Richard Stallman.

Logicamente que além dos programas desenvolvidos pelo projeto GNU também existem outros criados por outras empresas.

Visite o site do projeto GNU clicando aqui.

O que são Distros?

Assim como o projeto GNU, muitas outras empresas, com ou sem fins lucrativos, criam programas, interfaces gráficas, terminais etc.

Muitas empresas pegam uma determinada interface gráfica, utilitários GNU(que não podem faltar na receita), tipos de terminais, navegadores e montam um Linux diferenciado que chamados de Distribuição ou Distros ou ainda flavors(sabores).

Algumas distros contém apenas programas open-source e se recursam a incluir programas de código fechado, como é o caso do Fedora; outros só liberam uma nova atualização da distro quando realizados testes intermináveis à procura de falhas, como é o caso do Debian, Outras Distros são derivadas de outras distros que por sua vez têm as suas derivações, como é o caso do Ubuntu que é derivado do Debian e o Elementary OS que é baseado do Ubuntu. Coisa de louco essas derivações, não é mesmo?

Clique aqui e acesse outro post nosso sobre algumas distros e seu público alvo.

Para E aqui para quem desejar ler sobre o Richard Stallman.

E ainda aqui para ler e conhecer mais sobre o Linus Torvalds.

 

Por hoje é só, espero que tenham gostado.

Siga-nos em nossas redes:

Link Facebook: https://www.facebook.com/gnulinuxbr

Leitor voraz e um dos administradores do GNU/Linux Brasil no Whatsapp, facebook, youtube e nesse dito site: www.gnulinuxbrasil.com.br

One thought on “O que é uma Distro? O que é GNU/LINUX?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *