Por que Gosto do Linux?

Esse artigo será mais uma opinião pessoal sobre o que vejo no Linux.

As pessoas geralmente possuem um certo preconceito  contra esse sistema. Isso mesmo, possuem uma opinião formada antes de ter os conhecimentos necessários.

A primeira coisa que me fez ficar estarrecido é que, hoje em dia, usando o terminal é muito mais fácil instalar muitos programas no Linux do que no Windows. Vamos fazer um teste com passo a passo?

Instalando um programa no Windows:

  1. Abra um navegador qualquer;
  2. pesquise no Google pelo site do fabricante  ou se tiver a URL digite na barra de endereço;
  3. verifique se o site aberto é oficial, se não se trata de um site fake;
  4. Busque algum link relacionado a Download;
  5. clique no link(Se tiver sorte o download iniciará automaticamente ou será redirecionado para uma(s) outra(s) página(s));
  6. Abra o programa e clique em next, next, next até o final da instalação.

Instalando um programa no Linux pelo terminal

  1. Abra o terminal;
  2. Digite: “sudo apt-get install “nomeProgramaDesejado”.

Viram só? logicamente que fiz referência a uma instalação usando gerenciador de pacote que baixa o programa de algum repositório na internet. Mas não poderia ser diferente, não é mesmo? já que é o tipo de ferramenta mais utilizado nos dias de hoje. Dificilmente se ver usuários compilando(./configure + make + make install).

Por um lado, esse tipo de instalação rápida tem algumas desvantagens; pode fazer com que a versão do programa baixado não seja a mais recente se não adicionarmos um link no diretório que aponta para o repositório. Porém, por incrível que pareça, observar a versão do programa instalado é uma das últimas coisas que um usuário final faria.

No passo a passo acima também consideramos apenas instalação via apt-get, há ainda outras opções, como o yum usada pela Red Hat e derivados.

 

Segurança Contra Vírus

Preciso escrever algo sobre segurança em Linux? Você já sabe a resposta não é? então pouparemos bytes e passaremos para o próximo item.

 

Posso escolher qual interface gráfica Usar

Apesar de nos referirmos à distros também como sendo sabores(flavors em inglês), Apeguei-me tanto ao Ubuntu que quase não saboreei outras distros. Não o ubuntu clássico que estamos acostumados. Uso o ubuntu mini que sozinho, sem interface gráfica(GUI), consome uma média de APENAS 50MB de Memória; óbvio, que coloco uma interface gráfica encima do bichinho da tela preta. Mas a interface que coloco, que é o openbox, consome mais ou menos uns 100MB de RAM. Agora, entremos no mundo do Bob e refletimos: Se você possuir um computador com 2 GB de RAM o quanto de economia e de memória não estará dedicando aos demais programas? Sobrará muita memória para fazermos doações.

Para embelezar e dar um toque na estética da interface openbox, que é simples, tenho o nitrogen para troca de papel de parede e o cairo-dock para agrupar meus programas em uma bela barra na parte inferior da tela.

 

Editor de Texto

Com minha humilde experiência, estaria mentido ao dizer que existe um editor de texto melhor que o da Microsoft, não! não há! stop!

Não gosto muito do openOffice e do LibreOffice, mas o clone do Microsoft Office no linux é muiiiito bom! estou a falar do WPS Office.

Não estenderei esse assunto de editores e por isso paro por aqui.

 

Conclusão

Quanto à quantidade e qualidade de programas o Windows está além; contudo, o Linux avançou bastante. o que falar do shutter que acabei conhecendo através do artigo, postado qui no site, do nosso amigo Jorge? clique aqui e confira. Ainda uso Windows e, muita gente discordará de mim,  acho fantástico, muito bonito, principalmente o Windows 10! mas mesmo no windows, às vezes utilizo o gimp, em lugar do afamado photoshop, por ser mais leve e mais rápido para iniciar. lógico, isso em artes simples. Quanto à edição de áudio e vídeo o mundo GNU/Linux ainda carece, mas existem muitas soluções alternativas e, em alguns casos, excelentes.

O que percebo é que, para o usuário final, o Linux entraria na maioria das casas e se comportaria muito bem. Quanto à Servidores….. Linux, Linux e mais Linux 🙂

Uso mais linux que windows e não os vejo como concorrentes e sim como complementos. Ficar mais no Linux me faz ter mais tempo dentro dos patamares da segurança. É muito bom brincar de abrir vírus de e-mail! quem nunca?

Não cito outros programas aqui  já que utilizo muito mais softwares dedicados à servidores.

É isso aí. Não estenderei mais o assunto, já existem milhares por aí. Espero que tenham gostado. Até!

Siga-nos em nossas redes:

Link Facebook: https://www.facebook.com/gnulinuxbr

Artigos Relacionados:

Leitor voraz e um dos administradores do GNU/Linux Brasil no Whatsapp, facebook, youtube e nesse dito site: www.gnulinuxbrasil.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *