FAT32, Ext, Ext2, Ext3, Ext4, btrfs.. Qual Sistema de Arquivos Escolher?

sistema de arquivos

Antes de listar os sistemas de arquivos mais conhecidos precisamos ter conhecimento de algumas coisas:

 

O que é um sistema de arquivos?

 

É o sistema de arquivos que irá determinar como será estruturado e gravado as informações no disco rígido(HD).

 

O que é journaling?

 

Journal é um log, uma espécie de gravação de eventos em uma área específica do disco rígido.  Toda mudança no sistema de arquivos é primeiro gravado em formato de log no journal e só depois realmente gravado em disco. Isso evita que arquivos sejam corrompidos após queda de energia ou travamentos inesperados.

Como exemplo iremos supor que você esteja usando um  sistema de arquivos sem journaling e está movendo um arquivo de 500MB de um diretório para outro, quando de repente há uma queda de energia e seu computador reinicia; ao religar perceberá que o arquivo que estava sendo movido(recortado) ainda existe só que corrompido.

Agora, o que aconteceria se pegássemos  o mesmo exemplo acima, alterando o sistema de arquivos para um que contenha journaling? Simplesmente  não haveria arquivo corrompido.

Ao realizar journaling, o arquivo que está sendo movido tem algumas informações primeiramente gravadas no setor de journal e só depois será realmente gravado em disco; com uma queda de  energia ou travamento, após religar o sistema, o linux irá realizar uma checagem e saberá  que há uma tarefa não finalizada e em que ponto parou e continuará a tarefa, finalizando-a com êxito.

A realização do journaling deixa a gravação em disco um pouco mais lenta, mas nada que afete o desempenho e uso do usuário.

 

Alguns Sistemas de Arquivos Conhecidos

  • Ext:  Significando “Extended file system” ou “Sistema de arquivos extendido”, foi o primeiro sistema de arquivos criados unicamente para o linux em 1992.
  • Ext2: Suportava discos com até 2 TB e não suportava journaling. Porém, já era um avanço considerável do Ext. Por não usar journaling pode ser usado em pendrives e derivados, porém, para o uso em vários sistemas de arquivos ou para compartilhamento opte pelo FAT32 ou exFAT da Microsoft.
  • Ext3: Igual ao Ext2, se diferenciando apenas por ter journaling.
  • Ext4: A atual  versão dos tipos Ext.  Possui várias funções vantajosas quando comparada com as suas antecessoras, como redução na fragmentação do sistema, trabalha efetivamente com arquivos grandes.
  • BtrFS: Se pronuncia “better ou butter”; foi criando inicialmente pela Oracle e ao que tudo indica será o sucessor do Ext4. Mas ainda é algo novo e sem muitos testes.
  • ReiserFS: A sua criação foi um avanço para sistemas linux. Foi substituído pelo Reiser4. O Reiser4 ficou estagnado, sabe o por que? O seu principal desenvolvedor, Hans Reiser, foi preso em 2008.
  • ZFS: Criado pela SUN para o sistema Solaris. Todo arquivo gravado por esse sistema possui um checksum e com isso o sistema de arquivos consegue identificar quando um arquivo está corrompido ou não.
  • XFS: Esse sistema de arquivos lida muito bem com arquivos grandes, mas não se sai tão bem ao trabalhar com arquivos pequenos.
  • JFS ou Journaled File System: Trabalha bem com arquivos grandes ou pequenos. Faz pouco uso do processador. Pode ter seu tamanho aumentando mas não diminuído. Tem um suporte muito com com alguns sistemas operacionais, porém não está totalmente testado para Linux. Ext4 é uma melhor opção.
  • Swap: Bom, o que falar do Swap? bem conhecido. Não é exatamente um sistema de arquivos mas é ainda muito útil em sistemas Linux. Swap para Linux é como bem parecido com o arquivo de paginação no windows. Não é usado apenas na falta de memória RAM como muitos pensam, o Linux utiliza  swap para cache também.
  • FAT: FAT é um sistema de arquivos da Microsoft e tem algumas versões: FAT16, FAT32, exFAT. Esses, imperativamente nos dias de hoje, são a melhor escolha para pendrives e derivados, já que não possuem jouirnaling e assim disponibilizando de uma velocidade à mais em momentos de escrita e leitura.

 

Conclusão

 

Se estiver com dúvidas sobre qual sistema de arquivos utilizar no linux sempre escolha o Ext4. Para pendrives e derivados utilize o FAT32 ou exFAT.

Até a próxima, Espero que tenham gostado!

Siga-nos em nossas redes:

Link Facebook: https://www.facebook.com/gnulinuxbr

Artigos Relacionados:

Leitor voraz e um dos administradores do GNU/Linux Brasil no Whatsapp, facebook, youtube e nesse dito site: www.gnulinuxbrasil.com.br

One thought on “FAT32, Ext, Ext2, Ext3, Ext4, btrfs.. Qual Sistema de Arquivos Escolher?

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *