Linha de Comando em Linux – 001

O que é Liberdade?

Interfaces gráficas fazem tarefas fáceis parecerem simples; por outro lado, uma linha de comando faz tarefas difíceis parecerem fáceis!

Teclar rápido, sem mouse
Teclar rápido, sem mouse

Gostaria  de iniciar falando como obter controle sobre o seu computador.

Primeiro, fica evidente que a invenção dos microprocessadores facilitou a obtenção de computadores para as mais diversas classes sociais. É até difícil imaginarmos que pouco tempo atrás, apenas grandes empresas e governos possuíam  acesso a todos os computadores. Não era nada fácil para o pobre, classe média e até para muitas pessoas ricas, ou que, pelo menos, se consideravam ricas. Mas atualmente, tudo mudou! computadores estão por todos os lugares, até dentro de muitas prisões. Existem computadores de todos os tamanhos e em vários formatos, desde relógios(wristwatches) a celulares diversos. Tem sido um tempo de grande “liberdade” e várias preocupações.

Muitas pessoas relacionam o termo liberdade ao Linux. Porém, são poucas as pessoas que realmente entendem o significado dessa palavra. Liberdade é ter o poder de decidir o que o seu computador irá fazer e a única forma de ter essa liberdade é sabendo o que o seu computador está fazendo. Liberdade é um computador sem segredos!

 

Por que usar Linha de Comandos?

 

Certamente cada um de nós já assistimos um filme onde um super-ultra-hacker senta e começa a usar um computador, digitando em uma tela preta rapidamente. Sabe por que isso acorre em filmes? porque até mesmo os diretores têm conhecimento de que a única maneira de fazer esse tipo de coisa é teclando, teclando e teclando… sem pegar no mouse!

Interfaces gráficas fazem tarefas fáceis parecerem simples; por outro lado, uma linha de comando faz tarefas difíceis parecerem fáceis!

Linux é modelado a partir do UNIX e assim compartilha do mesmo poderio de comandos. Até mesmo em relação ao Windows NT era falado que ele fazia, via linha de comando, coisas difíceis ficarem fáceis.

Nos próximos posts iniciaremos a exercitar com nossos primeiros comandos!

Espero que tenham gostado. Até a próxima!

Siga-nos em nossas redes:

Link Facebook: https://www.facebook.com/gnulinuxbr

 

Leitor voraz e um dos administradores do GNU/Linux Brasil no Whatsapp, facebook, youtube e nesse dito site: www.gnulinuxbrasil.com.br

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *